logo RCN

Estudantes visualizam diferentes estágios de recuperação ambiental

Acadêmicos da 10ª fase do Curso de Ciências Biológicas da Unoesc Joaçaba

No final de setembro, os acadêmicos da 10ª fase do Curso de Ciências Biológicas da Unoesc Joaçaba realizaram uma visita técnica à Usina Hidrelétrica de Campos Novos. O objetivo era visualizar diferentes situações de recuperação ambiental e conhecer as técnicas aplicadas nas áreas utilizadas durante a construção da Usina.

De acordo com a professora Katiane Paula Bagatini, a experiência foi interessante para os alunos, que além de obterem mais conhecimento sobre as técnicas puderam visualizar diferentes estágios de resultados, de acordo com épocas diferentes de implantação, identificando os processos envolvidos na restauração e sucessão ecológica.

– Esta visita proporcionou uma visão geral de como ocorre o processo de restauração ambiental. Este processo é demorado e por isso trabalhos realizados pelos alunos dificilmente trazem resultados que possam ser visualizados ainda durante a graduação – confirma a estudante Cristiane Seger.

Ela e a professora ainda lembram que essa é uma área de atuação do biólogo:

– É necessário mão de obra especializada para realizar projetos que visem recuperar ambientalmente áreas degradadas e o biólogo é um dos profissionais com competência para realizar o planejamento, a execução e a avaliação de tais projetos – diz a professora Katiane.

A visita técnica integrou o componente curricular “Recuperação de Áreas Degradadas” e foi acompanhada pelo técnico em Meio Ambiente Bruno Brehm. Além das áreas em recuperação, os alunos ainda conheceram a infraestrutura da Usina, o processo de geração de energia e o histórico da instalação da Usina.

 

CIEL Lacerdópolis Anterior

CIEL Lacerdópolis

Unoesc Chapecó investe no desenvolvimento de tecnologias Próximo

Unoesc Chapecó investe no desenvolvimento de tecnologias

Deixe seu comentário