logo RCN

UNOESC ? CAPINZAL

HÁ 15 ANOS PROVOCANDO PAIXÃO PELO CONHECIMENTO.

 

A instalação de uma unidade da Unoesc em Capinzal foi um sonho acalentado durante anos. Muitas pessoas se manifestavam dizendo que já era hora de nossa população ter cursos superiores “em casa”, sem a necessidade de deslocar-se para Joaçaba.

Ter de enfrentar a estrada diariamente, dispendendo quase duas horas, deixar família e o conchego do lar pesavam na decisão de fazer um curso superior, por isso havia uma demanda que queria ser contemplada.

Com a promulgação da LDB (9394/96), tornou-se obrigatório ter curso superior para ser professor, e a Secretaria Municipal da Educação de Capinzal, respaldada pela Câmara de Vereadores, na pessoa da Professora Noêmia Pizzamiglio, vereadora na época, partiu para elaboração de um projeto de instalação da Unoesc em Capinzal. Foram visitadas todas as secretarias da educação dos municípios vizinhos: Ouro, Lacerdópolis, Zortea, Piratuba, Ipira, Peritiba, Alto Bela Vista, Machadinho e Maximiliano de Almeida, enfatizando que havia necessidade da união entre todos os secretários para que pudéssemos ter um curso de Pedagogia para cumprir a questão legal; todos respaldaram o documento elaborado pela secretária da Educação, Marina da Silva Hachmann, e a partir deste documento iniciou-se a negociação entre a reitoria e o prefeito, Luiz Carlos Thomazoni.

O reitor, Aristides Cimadon, demonstrou cautela, mas interesse acentuado na realização deste ideal e deu início aos procedimentos cabíveis para tal, enviou um projeto para o Conselho Estadual de Educação fazendo a solicitação. Para felicidade de todos os envolvidos, o conselheiro relator era capinzalense, Adélcio Machado dos Santos.

Em pouco tempo a cidade estava irmanada no propósito da instalação da Unoesc: autoridades manifestavam-se, professores ansiosos com a perspectiva nem conseguiam acreditar que seria possível, pessoas dos mais diversos segmentos vislumbravam essa conquista com uma alegria visível. Dentre essas pessoas estava o Dr. Vítor Almeida, que procurou o prefeito e falou de seu interesse em colaborar de maneira efetiva.

Em de setembro de 1998, iniciaram as aulas na Escola Municipal Viver e Conhecer, do curso de Pedagogia, coordenado pela Professora Noêmia Pizzamiglio, com aproximadamente 100 acadêmicos. Exato um ano depois, iniciaram as aulas de uma turma do curso de Gestão em Micro e Pequenas Empresas, coordenado pelo Professor Marco Antônio Hachmann. A Prefeitura cedeu o espaço da escola até o ano de 2004, quando foi inaugurado o prédio próprio da Unoesc, em terreno doado pelo Dr. Vítor Almeida.

 

Oficinas culinárias com nutricionista Anterior

Oficinas culinárias com nutricionista

Município de Presidente Castello Branco realiza ações do Projeto Educando para Sustentabilidade Próximo

Município de Presidente Castello Branco realiza ações do Projeto Educando para Sustentabilidade

Deixe seu comentário