logo RCN

Unoesc

Unoesc busca intercâmbio com universidades italian

      Joaçaba- O reitor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Santo Rosseto, e o presidente do Fórum da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul, Zeferino Perin, acabam de retornar de uma viagem à Itália, onde participaram do 2º Fórum Mundial "Norte-Sul" e visitaram várias entidades do norte italiano, que é a região de origem da maioria dos imigrantes italianos que vivem no Brasil.

      De acordo com  o Santo Rosseto, um dos momentos mais importantes do roteiro foi a visita ao campus da Universidade de Veneza, em Treviso. Com os dirigentes da universidade foram tratados assuntos de comum interesse entre a Itália e o Brasil, fortalecendo as parcerias já existentes entre os dois países e abrindo novas perspectivas para futuros projetos. Segundo Rosseto, o que mais interessa à Unoesc é a possibilidade de intercâmbio com a Itália, principalmente em programas de estágios e cursos de aperfeiçoamento voltados, tanto à comunidade acadêmica, como ao corpo docente.

      Na agenda de encontros esteve também uma audiência com  o responsável pelo governo da província de Treviso, o equivalente em Santa Catarina ao secretário de desenvolvimento regional. Na pauta deste encontro, a possibilidade de a Unoesc fazer parte da Sociedade de Informação dos Italianos no Mundo", entidade que patrocina e realiza pesquisas sobre a situação e a localização de imigrantes italianos pelo mundo.

 

 

Reitores reunidos com LHS

 

      Joaçaba- Os reitores das três instituições  comunitárias de ensino superior em atividade na região Oeste estiveram reunidos com  o governador Luiz Henrique da Silveira na última sexta-feira (07), em Chapecó. Santo Rosseto (Unoesc), Gilberto Agnolin (Unochapecó) e Gaston Mário Bojarske (UnC) conversaram com  Luiz Henrique sobre a expansão do ensino superior no Oeste e o projeto de instalação de um campus da Udesc na região.

      Na opinião dos reitores, a expansão do ensino superior no Oeste começa, necessariamente, pelas universidades que já atuam na região. Segundo o reitor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Santo Rosseto, os dirigentes não são contrários à expansão dos serviços oferecidos pela Udesc, mas sim, à criação de estruturas físicas na região, que deixariam de levar em consideração as estruturas já existentes e que são  mantidas pela comunidade acadêmica e pelo poder público, como é o caso das universidades comunitárias em atividade  no Oeste. "Não só queremos o ensino gratuito e a Udesc  na região, como queremos também ser parceiros neste processo", garante.

      Segundo Santo Rosseto, o governador afirmou que tem a mesma opinião dos reitores e considera que a diversificação de cursos superiores e o aumento de vagas para cursos gratuitos no Oeste só é viável com  o apoio e a participação das universidades já em atividade. No entanto, é necessário resolver as questões legais que envolvem a Udesc antes de desenvolver ou mesmo planejar qualquer ação neste sentido. Os reitores, por sua vez, manifestaram ao governador seu contentamento com o projeto de descentralização administrativa e disseram que vão aguardar os encaminhamentos do governo quanto à situação interna da  Udesc, para depois discutir a expansão do ensino superior na região.

Anterior

Lendo com você - 039

Próximo

Lendo com você - 038

Deixe seu comentário