logo RCN

Seminários e Mostra Universitária expõem o conhecimento gerado na Unoesc

VI Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) e a IV Mostra Universitária

 

Durante esta semana está ocorrendo de forma concomitante em todos os Campi da Unoesc e na Unidade de Chapecó o VI Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) e a IV Mostra Universitária, eventos que têm por objetivo a exposição de mais de 300 pesquisas e experiências de ensino e extensão desenvolvidas entre o segundo semestre de 2012 e o primeiro semestre deste ano.

 

Na Unoesc Joaçaba, as apresentações começaram ontem e seguem nesta quinta-feira. Os cursos da área das Ciências Biológicas e da Saúde fazem suas exposições período da noite no Ambulatório Universitário e em salas de aula nos Campi I e II, com exceção do Curso de Odontologia, que teve apresentações na tarde de ontem, no Campus II. Os cursos das áreas das Ciências Exatas e da Terra (ACET) e das Ciências Humanas e Sociais (ACHS) realizaram todas as apresentações ontem, todos em salas de aula dos cursos compreendidos por essas áreas: a ACET no período da manhã e da noite, no Campus II; a ACHS no período da noite, no Campus I. Por fim, as pesquisas e experiências da Área das Ciências Sociais Aplicadas (ACSA) iniciaram na noite de ontem, no Auditório Afonso Dresch, e seguem nesta quinta-feira, durante a manhã e a noite, em salas de aula.

 

A abertura do evento em Joaçaba ocorreu na noite de terça-feira, no Auditório Afonso Dresch, com a presença do Vice-reitor Acadêmico, Nelson Santos Machado, da diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Jéssica Romeiro Mota, e dos dois palestrantes da noite: o professor Fábio Lazzarotti, que é coordenador do Mestrado Profissional e Administração oferecido pela Unoesc em Chapecó, e o prefeito de Luzerna, Moisés Diersmann. Ambos falaram sobre o tema central dos eventos promovidos pela Unoesc, “Inovação e Desenvolvimento Regional”, abordando a perspectiva da Universidade e do Poder Público nesse contexto.

 

A abertura e as palestras foram acompanhadas por estudantes, professores, coordenadores de cursos e de áreas da Unoesc, além de representantes da comunidade regional, como Eliandro Brustolin que representou a OAB Joaçaba, Djalma Henrique Hack – presidente da Associação Amigos de Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna (Assajhol) – e a professora Tânia Durigon, que coordenada a ACSA e no evento também representou a ACIOC.

 

XIX Seminário de Iniciação Científica

 

Um terceiro evento ocorre de modo simultâneo ao SIEPE e à Mostra Universitária: é o Seminário de Iniciação Científica, que se concentra no Campus de Xanxerê nesta quinta e sexta-feira. Esse evento envolve estudantes e professores pesquisadores de todos os Campi da Unoesc, os quais apresentarão 26 pesquisas financiadas pelos programas institucionais de bolsas de iniciação científica e de iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação (PIBIC e PIBITI), ambos do CNPq.

 

A abertura deste evento ocorre na noite desta quinta-feira, com uma palestra sobre inovação e desenvolvimento regional, com a professora Me. Maria Augusta Rodrigues Orofino. Prosseguindo nesse dia e no seguinte, acontecem as apresentações. Já no encerramento, haverá reunião de avaliação com os consultores do CNPq que vieram a Xanxerê acompanhar as apresentações.

 

Formação integrada

 

Durante a abertura realizada em Joaçaba, a diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc Joaçaba destacou a importância dos três eventos que ocorrem concomitantemente para estimular atividades integradas entre ensino, pesquisa e extensão, lembrando que é principalmente por meio da pesquisa e da extensão que o conhecimento gerado na Universidade chega até a comunidade onde ela está inserida.

 

– A Universidade tem que extrapolar as suas paredes e ir atuar na comunidade. É isso que a gente espera: que a nossa relação com a comunidade seja próxima e atuante. Que o nosso objetivo aqui não seja apenas a nossa formação, mas também impactar na qualidade de vida e no desenvolvimento da nossa região – afirmou.

 

O Vice-reitor Acadêmico falou sobre o volume de pesquisas desenvolvidas na Unoesc, que chegam a 2,9 mil projetos de pesquisa e de práticas profissionais a cada ano, se forem considerados os trabalhos de conclusão de curso, explicando que os que são apresentados nos três eventos são aqueles que recebem recursos de órgãos de fomento, como CNPq e a Fapesc.

 

– Esses trezentos que são apresentados parecem poucos para uma Universidade que tem mais de 21 mil estudantes, mas representam uma parcela dos alunos que pode estar com a gente com uma dedicação maior à pesquisa. E esses universitários têm a oportunidade de sair da Universidade com uma formação muito importante. Pois uma formação de iniciação científica dentro da Universidade vai dar ao estudante uma experiência tão significativa quanto ter uma experiência profissional durante a graduação – disse o Vice-reitor.

 

Os anais digitais das pesquisas apresentadas nos três eventos podem ser acessados no site da Unoesc (www.unoesc.edu.br).

 

 

Anterior

Unoesc estabelece parceria com mais duas universidades estrangeiras

Polo de Inovação inicia atividades neste mês Próximo

Polo de Inovação inicia atividades neste mês

Deixe seu comentário