logo RCN

Polo de Inovação inicia atividades neste mês

Polo de Inovação Vale do Rio do Peixe, o Inovale.

 

 

As atividades do Polo de Inovação Vale do Rio do Peixe, o Inovale, estão iniciando efetivamente no mês de setembro. A Fundação Centro Tecnológico de Produção Industrial (Cetepi) aprovou no final de agosto o regimento do instituto criado no final de 2012 para gerir as atividades do polo e os repasses de recursos acordados com os municípios, empresas e associações comerciais e industriais participantes da iniciativa, que também estão iniciando neste mês.

 

Conforme relata o professor Aristides Cimadon, que é Reitor da Unoesc e presidente da Fundação Cetepi, a gestão desse instituto e as ações previstas no plano de desenvolvimento do Inovale serão realizadas por um diretor executivo e um diretor adjunto, que devem ser contratados até o final de 2013. Enquanto essas pessoas não são contratadas, essas funções ficam a cargo da equipe do Núcleo de Inovação Tecnológica da Unoesc.  Todas as ações executadas serão decididas e acompanhadas pelo Conselho de Inovação do Polo, que, segundo o regimento aprovado em agosto, é formado por representantes das instituições que são parcerias da iniciativa: SDR Joaçaba, AMMOC, ACIOC, Epagri, Instituto Euvaldo Lodi, Instituto Federal Catarinense, Senai, Sebrae e Unoesc, além  do diretor adjunto do Instituto.

 

A sede do Polo de Inovação também ficará, provisoriamente, junto ao NIT da Unoesc. Quando for inaugurado o Centro de Inovação – espaço que será construído com recursos do Governo do Estado em terreno doado pela Unoesc –, a sede será transferida para esse local.

 

A reunião em que foi aprovado o regimento do Instituto Polo do Inovação Vale do Rio do Peixe ocorreu no dia 26 de agosto, com a participação do professor Cimadon e dos conselheiros da Fundação Cetepi Osmar De Marco (representando a Unoesc), Mircon Roberto Becker (ACIOC), Gunter Knolseisen e Adelfried Werner Kratochivil (Sindimec) e Angelo Brandalize (município de Luzerna). Também participaram, como convidados, Ricardo Antonello, Michel Carlesso Avila e Jessica Mota, todos da Unoesc.

 

Primeiras ações

 

Uma das primeiras atividades a serem realizadas pelo Inovale é uma feira de inovação, com a participação de empresas incubadas na Pré-Incubadora da Unoesc e na Incubadora de Luzerna. O evento, que deve ocorrer em outubro, compreenderá um seminário com a presença de nomes conhecidos nacionalmente na área da inovação.

 

O Polo de Inovação também aguarda o resultado de uma chamada pública lançada pela FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos, destinada a parques de inovação. Se for aprovado, o projeto submetido pelo Inovale poderá receber R$ 2,5 milhões para desenvolver as ações previstas para os próximos anos.

 

 

Seminários e Mostra Universitária expõem o conhecimento gerado na Unoesc Anterior

Seminários e Mostra Universitária expõem o conhecimento gerado na Unoesc

Escola Municipal Bernardo Moro promove Cursos de Capacitação para professores com extensão regional Próximo

Escola Municipal Bernardo Moro promove Cursos de Capacitação para professores com extensão regional

Deixe seu comentário