logo RCN

Semana Pedagógica da Escola de Educação Básica Mater Dolorum

'Tempo de esperança', por uma Pedagogia do Amor e do Cuidado: supera todas as expectativas de público e de capacitação em Capinzal

Galeria de fotos sobre a Semana Pedagógica acesse o link https://www.facebook.com/aldo.azevedo.5/media_set?set=a.898429416933923.1073742202.100003006187902&type=3&uploaded=225 ou link https://www.facebook.com/jornalotempoo/

A Escola de Educação Básica Mater Dolorum realizou e coordenou a VI Semana Pedagógica nos dias 12 a 13 de Maio (quinta e sexta-feira), com o tema "Tempo de esperança", no Centro Educacional Prefeito Celso Farina, na cidade de Capinzal. O evento foi por uma Pedagogia do Amor e do Cuidado. A abertura ocorreu às 19h30min, em seguida desenvolveu-se a seguinte programação: 

- Julio Furtado, quinta-feira, 20h, tema da palestra "A construção de vínculos na sala de aula". Especialista em Neurolinguística, mestre em Educação UFRJ e doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Havana (Cuba). Palestrante já consagrado nos grandes eventos educacionais brasileiros. Às 21h apresentação da ORQUESTRA CAMERATA FLORIANÓPOLIS.

Sexta-feira, 13:

- Lúcia Fidalgo, 8h30min às 10h, "Leitura e formação do leitor". Contadora de Histórias, Lúcia já lançou mais de 30 livros, é mestre em Educação e professora da URFJ, além de pesquisadora da Cátedra UNESCO de Leitura PUC (RJ).

- Dalmir Sant'Anna, das 10 às 12h, "Professor educador: a missão". Premiado como "Palestrante Destaque", é mestre em gestão de pessoas, professor e escritor. Além de palestrante, é articulista das revistas Gestão Educacional; Revista Aprendizagem; Profissão Mestre; e do Portal UOL.

- Patricia Pedroso, das 13h30min às 15h, "O relacionamento humano uma escola para pessoas felizes". Mestre em Processos Educativos e Escolar. Formada pela Escola Psicopedagógica de Buenos Aires. Profissional da Clínica de Vivência e Aprendizagem.  

- Gabriel "O Pensador" - encerrou o evento palestra às 15h, "Educar é acreditar". Além de cantor, o rapper mais consagrado do Brasil é escritor e palestrante. Com o livro: Um Garoto chamado Rorbeto, ganhou o Prêmio Jabuti de melhor livro infantil.

 

Na coletiva Gabriel, O Pensador

Ele respondeu perguntas, então agradeceu ao convite e disse gostar de participar de eventos de educação, inclusive, em suas palestras diz dever muito aos professores pelo incentivo recebido em várias escolas, sendo fundamental despertar esse interesse pela poesia e a palavra, consequentemente, virou cantor, mas precisou vencer a timidez e as coisas foram acontecendo. Gabriel em suas palavras fala do início de sua carreira, alguns temas importantes que as crianças devem discutir, a exemplo do preconceito e muito mais.

"Aquela pedrinha que jogamos num lago a gente não sabe até onde vai, seja para o bem ou para o mal, seja cada ação, cada palavra, cada frase, cada atitude tem consequências incalculáveis. Então os professores que estão lidando com as crianças e jovens em momento de curiosidade desta faixa etária, o educador acaba sendo muito importante por isto, pois o que faz fica no coração dos educandos. Uma das coisas mais bonitas que vejo na profissão do educador é o acolhimento, além da sabedoria e do conhecimento. Também é bom lembrar, quando os educadores conseguem realizar os eventos atingem o objetivo", assim Gabriel acredita que educar é acreditar. Prossegue ele, dizendo sair da Semana Pedagógica com otimismo e esperança numa educação cada vez melhor.

Lembrou Gabriel sobre uma de suas canções, quanto a escola sucateada, virando uma palavra solta na campanha política ao dizer que temos de trabalhar a educação, sendo algo falado friamente. Sempre Gabriel bateu na mesma tecla, a da valorização dos professores. "Devido a curiosidade que os jovens tem, devemos tentar dar asas para isto, não só passar a decoreba de datas, nomes, formulas, e sim, achar uma alternativa mais estimulante possível para certas crianças e adolescentes venham a ser os futuros gênios, até porque os brasileiros tem criatividade de sobra, porém, muitas vezes fica apenas em jogar futebol ou fazer música, mas tem tantas coisas boas para se fazer", destaca Gabriel que é um tema importante a educação não só a questão do salário do professor, na verba da educação, mas na forma de passar esse ensinamento.

Segundo Gabriel o DOM existe na APTIDÃO das pessoas para certas atividades, mas nunca parou para definir isto. Assim se expressa Gabriel, O Pensador: O que seria esse dom, se eu não tivesse contato com a música e ouvindo música desde criança talvez não desenvolvesse o ritmo que ajuda a fazer rimas e rapper, porém, acho que a prática e o exercício funcionam bastante. Não é só uma questão de talento, até mesmo vendo o Neymar e o Cristiano Ronaldo, apesar de terem o dom, caso não treinassem e praticassem deixariam de evoluir. "Falo em algumas letras, quanto a incentivo, visando não desistir do sonho, porém, deve-se batalhar, lutar e se aperfeiçoar para tanto", assim diferencia Gabriel, O Pensador o significado de dom e capacitação. 

Um dos clipes de Gabriel, por Linhas Tortas, questionado se a canção e música tem alguma semelhança com a atualidade da política nacional, assim se manifestou: A política sempre tem seu lado podre, seja local ou nacional, então cada eleitor e cada cidadão conhece melhor os problemas de seu município, estado e nação, devendo sempre ficar atento e cobrar nossos direitos. A música destaca "Chega" que, infelizmente, assim como "Até Quando?", "Pega ladrão" e algumas outras, deve permanecer atual por muito tempo. Mas estes são gritos que ecoam na alma de muitos de nós que, independentemente de preferências partidárias, não nos acostumamos com os absurdos de sempre, em cada prefeitura, câmara de vereadores, governos e assembleias de todos os tipos, desse sistema que oprime e reprime, aliena e manipula, pune e cobra e multa e mata as pessoas de várias maneiras, há muitas décadas, incluindo obviamente o período do governo militar.

 

Considerado um dos maiores eventos do Estado de Santa Catarina na área Educacional, a Semana Pedagógica, realizada pela Escola de Educação Básica Mater Dolorum, de Capinzal, completou sua sexta edição em 2016.

Criada em 2011, a Semana Pedagógica abrange cerca de 30 municípios do Oeste catarinense e Rio Grande do Sul, contando sempre com a participação de mais de mil profissionais da educação de toda a vasta região.

Nas cinco primeiras edições, recebeu palestrantes como Celso Antunes, Rubem Alves, José Pacheco, Gabriel Perissé, professor Pachecão, Gustavo Moretto, Max Haetinger, Cris Poli, Vasco Moretto, Cesar Nunes, Emília Cipriano, Thereza Penna Firme, Celso Vasconcellos, Pierluigi Piazzi...

 

Estudante de Direito é aprovada na OAB com mérito Anterior

Estudante de Direito é aprovada na OAB com mérito

Semana Pedagógica da Escola de Educação Básica Mater Dolorum Próximo

Semana Pedagógica da Escola de Educação Básica Mater Dolorum

Deixe seu comentário