logo RCN

Estudante de Direito é aprovada na OAB com mérito

  • - Andressa Cristina Bussacro

Andressa Cristina Bussacro é a prova de que quando se tem determinação não há barreiras para atingir objetivos.

Andressa Cristina Bussacro é a prova de que quando se tem determinação não há barreiras para atingir objetivos. A jovem de 22 anos, diagnosticada ainda no nascimento com retinose pigmentar, doença que afetou 100% da sua visão, passou de primeira no Exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), requisito necessário para exercer a carreira de advogada.

 

A estudante da Unoesc Joaçaba, que cursa a 10ª fase de Direito, disse que o sonho de exercer a profissão veio ainda quando pequena, por ser a área que considera ter mais afinidade. Estudar, entrar na universidade e até mesmo trabalhar, nunca foram problemas para Andressa, que se destaca em tudo o que faz.

 

- Todas as pessoas têm suas dificuldades, algumas financeiras, outras de aprendizado, por exemplo. Mas com dedicação é possível alcançar nossos objetivos - comentou a estudante, que não gosta de ser reconhecida como um modelo de superação.

 

Andressa enalteceu a importância da família nessa conquista, a qual considera a base de todo o seu sucesso. Também agradeceu os professores da universidade, que não mediram esforços para auxiliar em todo o processo universitário. Entre eles, a jovem fez questão de citar a professora Sarajane Candeia e o professor Leonardo Sanguanini.

 

Por suas inúmeras qualidades, Andressa sempre teve facilidade em manter relacionamentos, o que lhe permitiu durante sua trajetória de estudos contar com o apoio e a colaboração de diversos amigos.

 

Prova da OAB

 

O Exame de Ordem Unificado é dividido em duas fases de caráter eliminatório. A primeira é composta por uma prova objetiva, com 80 questões de múltipla escolha. Nessa etapa, são aprovados todos os candidatos que atingirem 50% de acertos de questões válidas. Já a segunda fase, chamada prova prático-profissional, é composta de duas partes distintas, compreendendo a área de opção do candidato. A primeira é uma redação de peça profissional privativa de advogado e a segunda são questões práticas, sob a forma de situações problema.

 

Andressa acertou 58 questões na primeira fase e atingiu a média 9,1 na prova prático-profissional. Em ambas as etapas contou com o auxílio de um ledor (aquele que lê).

 

- Na primeira fase esse ledor lia as perguntas e eu ditava as respostas para ele assinalar. A segunda fase fiz o rascunho em braille e o ledor transcreveu o que eu ditei no cartão resposta definitivo. Nesta fase também tive auxílio desta mesma pessoa para a consulta ao Vade Mecum - explicou Andressa, reiterando que ambas as etapas foram gravadas, sendo o ledor uma pessoa qualificada e escolhida pela Fundação Getúlio Vargas.

 

O resultado final da segunda fase do Exame de Ordem foi divulgado no dia 5 de julho.

 

Futuro

 

Sobre o futuro, Andressa relatou que pretende advogar, entretanto não descarta a possibilidade de prestar concursos públicos. Atualmente é estagiária na Vara Criminal da Comarca de Joaçaba, local onde exerce funções como atendimento ao público, audiências de conciliação e elaboração de projetos de sentenças. A estudante está cursando as últimas disciplinas de Direito, com colação de grau agendada para o primeiro semestre de 2017. 

 

 

Jessica Dayane Novello

Jornalista - Assessoria de Imprensa

Coordenadoria Geral de Marketing e Comunicação

Lançamento do livro 'Pedagogia do lado Avesso' Anterior

Lançamento do livro 'Pedagogia do lado Avesso'

Semana Pedagógica da Escola de Educação Básica Mater Dolorum Próximo

Semana Pedagógica da Escola de Educação Básica Mater Dolorum

Deixe seu comentário