logo RCN

Projeto de Filantropia

Alfabetização Regional

Para se integrar ao movimento nacional pelo resgate da cidadania, a UNOESC- Joaçaba, acaba de implantar o Projeto de Filantropia: Alfabetização Regional através da atuação dos acadêmicos do Curso de Pedagogia de Joaçaba, Campos Novos e Capinzal, para a alfabetização  de Jovens e Adultos nos Municípios de origem dos acadêmicos.

                Serão 398 acadêmicos que estarão atuando como Alfabetizadores com um total de 785  Alfabetizandos, em 29 Municípios da região de abrangência da UNOESC ? Joaçaba, incluindo municípios do norte do Rio Grande do Sul.

           A Capacitação dos Alfabetizadores estará sendo desenvolvida no próximo mês de maio por alunos do Curso de Mestrado em Educação  e que apresentam experiência em Alfabetização de Jovens e Adultos.

                As aulas serão desenvolvidas no período de junho a novembro de 2004 nos respectivos Municípios e, em locais definidos de forma conjunta entre Alfabetizadores e Alfabetizandos, para facilitar o acesso e permanência dos envolvidos no projeto.

                A meta do presente Projeto é atingir  o  número de 700 pessoas alfabetizadas como resultado do trabalho desenvolvido pelos Alfabetizadores.

          O Coordenador do Projeto na UNOESC ? Joaçaba, Prof. Vicente de Paula Sousa vem contactando com as Secretarias Municipais de Educação para garantir a parceria neste Projeto através do acompanhamento local do trabalho dos Alfabetizadores.

                Há uma expectativa muito grande do impacto social que este Projeto certamente irá representar para a UNOESC , principalmente pela sua inserção na sociedade no resgate da cidadania de pessoas que estarão sendo estimuladas a voltar aos bancos escolares e dar continuidade aos estudos.     

 

 

UNITI reúne mais de 700 pessoas em Encontro Regional

(com foto)

 

 

Mais de 700 pessoas participaram, no último sábado, dia 17, do 1º Encontro Regional do Lazer, Reconhecimento e Relacionamento da Terceira Idade. O evento, promovido pela UNITI (Universidade da Terceira Idade) em parceria com o Programa Saúde 10, ambos da UNOESC JOAÇABA, começou às 9h da manhã com o lançamento do Cartão da Melhor Idade, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Organização do Lazer em parceria com a Gerência da Organização do Lazer de Joaçaba. Apenas 1 real por mês, descontado na conta de luz, garante às pessoas com idade acima de 50 anos, descontos em consultas médicas, dentistas, fisioterapeutas, farmácias e hotéis.

Ainda pela manhã, a assinatura de um importante convênio entre a UNOESC JOAÇABA e a Prefeitura de Zortéa, através do vice-reitor Aristides Cimadon e do prefeito Alcides Mantovani, vai garantir a prestação de uma série de serviços na área da saúde, que serão realizados pelos acadêmicos e professores da universidade aos senhores e senhoras do município de Zortéa.

Para levar as pessoas até o SESI, local do evento, foram disponibilizadas linhas especiais de ônibus que partiram da frente da prefeitura e, também, de localidades do interior do município. No grupo de quase 50 pessoas que esperavam o ônibus, dois deles chamavam a atenção pelos instrumentos musicais que carregavam e pelo bom humor. Seu José Fontes, 61 anos, e seu Otacílio Gomes, 74 anos, formam uma dupla afinada. Seu Zé, como gosta de ser chamado, é responsável pelos acordes de sanfona e seu Otacílio, pelas notas da viola. São eles que costumam animar os encontros com muita música e diversão.

Durante todo o dia, cerca de 120 acadêmicos de Turismo e Administração Hoteleira, Odontologia, Fisioterapia e Educação Física, trabalharam no evento participando da recepção do público e de atividades como oficinas de dança e yoga, dos jogos (bocha, bolão e jogos de mesa), de palestras de conscientização e na distribuição de folhetos explicativos sobre o câncer de próstata e de mama e também, sobre a importância da atividade física na terceira idade e na prevenção de quedas. Muitos ainda aproveitaram para receber a dose da vacina contra a gripe (influenza), oferecida pela Regional de Saúde de Joaçaba já que sábado foi o Dia Nacional de Vacinação.

Para dona Elvira Albieri, 60 anos, moradora de Linha Abati, o importante foi sair da rotina e aproveitar os serviços de saúde que estavam sendo oferecidos. ?Será um dia diferente. Pretendo participar das atividades de saúde e também, aproveitar para tomar a vacina contra a gripe?.

 

 

 

 

Vestibular

 

Começa neste segunda-feira, dia 26,  as inscrições para o Vestibular de Inverno da ACAFE. A UNOESC JOAÇABA está oferecendo 360 vagas divididas em nove cursos de graduação: Administração ? Comércio Exterior (40 vagas ? noturno), Ciências Biológicas ? Ênfase em Biotecnologia (1) (50 vagas ? noturno), Direito (45 vagas ? matutino), Educação Física ? Bacharelado e Licenciatura (2) (50 vagas ? noturno), Engenharia Elétrica ? Ênfase em Eletrônica (40 vagas - diurno), Fisioterapia (40 vagas ? integral), Medicina (25 vagas ? integral), Odontologia (30 vagas ? integral), Turismo e Administração Hoteleira (40 vagas ? integral).

As provas serão realizadas no dia 27 de junho, das 8h às 12 h e das 14h às 18h. As inscrições podem ser feitas através do site www.acafe.org.br/vestibular ou direto nas agências bancárias do BESC em Santa Catarina, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. Mais informações pelo fone (49) 551 2105.

Conheça melhor, esta semana, três dos nove cursos oferecidos em Joaçaba.

1.             Aulas ministradas de segunda a sexta no período noturno e evntualmente no período diurno, inclusive aos sábados.

2.             Aulas ministradas no período noturno de segunda a sexta e aos sábados no período matutino.

 

Cursos:

MEDICINA

   O curso de Medicina da UNOESC JOAÇABA  tem por finalidade a formação de profissionais para atender as necessidades de saúde da população. Assim, o aluno  é preparado e orientado para as necessidades sociais. O mercado de trabalho médico, com o Programa Saúde da Família - PSF, do Ministério da Saúde,  tem mostrado uma visão de mercado promissor para o profissional médico, conferindo a possibilidade de resgatar a humanização do ato médico . Existem, hoje, no Brasil, cerca de 20 mil equipes que atuam no Programa Saúde da Família - PSF.  O Governo Federal pretende chegar a 40 mil.     

       O aluno de medicina da UNOESC JOAÇABA, está sendo preparado para atender as necessidades básicas da população, ou seja, terá o perfil do profissional mais procurado, nos dias de hoje, para suprir as demandas da Rede Pública de Assistência Médica vinculada ao Sistema Único de Saúde. O médico aqui formado vem ao encontro da atual tendência brasileira e mundial de formação de recursos humanos para a saúde.

    O projeto pedagógico  do curso foi elaborado para atender as determinações contidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Medicina (Resolução CNS Nº 04/01). Apresenta algumas atividades inéditas, como os cinco semestres de Internato. Tem como eixo central a SAÚDE COLETIVA e grande ênfase na formação do médico como cidadão.

ENGENHARIA ELÉTRICA ? ÊNFASE EM ELETRÔNICA

O Curso de Engenharia Elétrica ? Ênfase em Eletrônica, oferece um corpo docente altamente especializado e em constante capacitação, como também Laboratórios novos e atualizados.  O curso oferece ainda disciplinas atualizadas e dentro da realidade atual da área, enfocando a eletrônica e a automação industrial.

O Engenheiro Eletricista (Ênfase em Eletrônica) poderá projetar equipamentos e supervisionar sua construção e seu funcionamento.  Poderão atuar em empresas de:

Eletrônica/microeletrônica/eletroeletrônica;

Automação e Controle de Processos;

Eletrotécnica Industrial e Predial;

Consultoria e Serviços Públicos.

O mercado profissional da Engenharia Elétrica tem crescido e superado até mesmo a crise da indústria.  Os campos de atuação do Engenheiro Eletricista são as empresas de telecomunicações, de geração e distribuição de energia; as indústrias de materiais, de papel, de alimentos, de dispositivos e instrumentos elétricos, eletrônicos e de informática; as empresas de consultoria e assessoramento; as empresas de software; os serviços públicos e as instituições de ensino e de pesquisa.

 

DIREITO

 

     Instalado em 1986, o curso de Direito da UNOESC JOAÇABA oferece palestras, seminários e eventos na área jurídica. O corpo docente é composto de quase 70% de mestres, recebendo grande investimento para o doutorado. Além de um laboratório de informática com acesso à internet, o curso também possui uma biblioteca com grande acervo e busca sempre se atualizar nas novas áreas do Direito. A partir da 8ª fase, o acadêmico tem contato com a prática, através do SAJUCO ? Serviço de Atendimento Jurídico Comunitário, que atende a população carente da região. No Exame de Ordem realizado pela OAB, os acadêmicos têm obtido mais de 70% de aprovação, quando a média estadual é de aproximadamente 20%.

    O curso de Direito da UNOESC JOAÇABA forma profissionais com rigorosa capacitação técnica, voltados para as mais diversas profissões jurídicas, tais como a advocacia privada e pública, magistratura, ministério público e outras funções relacionadas com o conhecimento jurídico.

     O curso de Direito possui uma característica muito peculiar por abrir um extenso leque de oportunidades para o egresso. Portanto, o mercado de trabalho sempre terá um lugar para o profissional do Direito, seja nas áreas emergentes da profissão (Direito Ambiental, do Consumidor, Biodireito...) ou ainda, da necessidade de profissionais da carreira jurídica nos diversos órgãos e entidades públicas e privadas, através da realização de concursos públicos (Promotoria Pública, Magistratura, Polícia Federal, Tribunais, etc.).

 

 

Anterior

Lendo com Você - 060

Próximo

Academia Catarinense de Odontologia

Deixe seu comentário