logo RCN

Professores dos CEJAs

Professores dos CEJAs buscam aperfeiçoamento em Joaçaba

De que forma disciplinas como matemática, história, geografia e ciências podem ser aplicadas no ensino de pessoas que, além de alunos, são profissionais da área da saúde? A resposta para este questionamento está sendo disponibilizada a 80 professores dos Centros de Educação de Jovens e Adultos que participam em Joaçaba de uma capacitação, que começou nesta quarta-feira, dia 11 e segue até a próxima sexta. 

Segundo dados de Elisabete Paixão, gerente de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Estado da Educação e Inovação, hoje cerca de 500 profissionais da área da saúde voltaram aos bancos da escola e estão cursando o ensino fundamental (1ª a 8ª) através das 25 unidades dos CEJAs, dos Núcleos de Ensino Supletivo e das telessalas em todo o Estado.

A volta destes profissionais aos estudos foi facilitada com a implantação do Programa de Profissionalização da Área da Enfermagem., o Profae. O programa, que é realizado em parceria entre governo federal e estadual, surgiu após um levantamento feito pelo Ministério da Saúde que revelou que 225 mil trabalhadores que atuam no Sistema Nacional de Saúde não tem qualificação necessária na área. Aproximadamente 18% deste total não concluiu sequer o ensino fundamental.  Em Santa Catarina, o programa existe desde o ano 2000.

Através desta capacitação, a 1ª deste ano, os professores do CEJA deverão aprender, por exemplo, como relacionar a matemática com as dosagens dos remédios e a interpretação de dados estatísticos. Enfatizar noções de higiene e saúde preventiva com a disciplina de ciências. ?Mesmo freqüentando aulas com alunos que atuam no mercado de trabalho nas mais diversas áreas, procuramos oferecer conhecimento específico a estes profissionais da área da saúde?, disse a diretora geral do CEJA de Joaçaba, Lurdes Guerra Bissani. De Joaçaba participam ainda as professoras Naissara D.F. Trombetta e Diva de Giacometti.     

O diretor de Educação Básica da Secretaria de Estado Juarez da Silva Thiesen e a enfermeira chefe da UTI do Hospital Santa Terezinha de Joaçaba, Maria do Carmo Vicensi são palestrantes do evento.    

 

 

Anterior

Lendo como você - 078

Próximo

Lendo com você - 077

Deixe seu comentário