logo RCN

Lendo como você - 078

Ana Schirley

OS  MALEFÌCIOS  DE  QUEM  FUMA

 

            São milhares e milhares de adolescentes, jovens e adultos que não conseguem se livrar do hábito de fumar. Sabe-se que o cigarro tem mais de sessenta(60) substâncias cancerígenas e continua sempre presente na boca de milhares de pessoas.

            De nada vale intensificar as campanhas de prevenção ao uso do tabaco se o fumante não tiver força de vontade somada a determinação.

            Entre as doenças provocadas pelo cigarro, os problemas respiratórios e cardiovasculares são as principais causas de morte.

            Conforme dados da Organização Mundial da Saúde(OMS), o cigarro é responsável por 80 mil mortes por ano no Brasil.

            Os percentuais também apontam que 25% dos óbitos são causados por problemas coronarianos, 45% são de pessoas com faixa etária abaixo de 60 anos e também com doença coronariana. Outro dado importante é que 85% das mortes são conseqüência de bronquite ou enfisema pulmonar.

            Existe, também, o chamado fumante passivo que inala a fumaça de derivados do tabaco. Quando o fumante traga o cigarro, absorve 4.720 substâncias tóxicas. Se o ambiente está fechado, as pessoas que estão no local e não fumam, ingerem, em média, três vezes mais monóxido de carbono e até 50 vezes mais substâncias cancerígenas.

            Uma das composições do cigarro, o alcatrão, tem mais de 40 substâncias comprovadamente cancerígenas.

            Há outras composições, como a nicotina, mas principalmente, o alcatrão aumenta o risco de desenvolver o câncer, especialmente, nos pulmões.

            Além de causar aumento da pressão arterial, da acidez no estômago, da irritação e inflamação dos olhos, da redução da liberação do oxigênio para os tecidos, de aumentar o risco de osteoporose, o cigarro é um dos grandes culpados da impotência sexual.

            Há outra realidade que o dependente do cigarro enfrenta na sociedade- a discriminação. Existe a marginalização. Há empresas que não contratam fumantes.

            Por tudo isso e muito mais, vai o alerta de amor  a sua vida: ?NÃO FUME- TENHA RESPEITO E  SE AME. A VIDA É  UMA SÓ. VALE A PENA VIVÊ-LA COM SAÚDE  E  FELICIDADE.

 

                        Li e dou de presente para você, meu caro leitor.

 

                        COM CARINHO-  PROFª ANA SCHIRLEY   

           

Anterior

Lendo com você - 079

Próximo

Professores dos CEJAs

Deixe seu comentário