logo RCN

Mestrado em Psicologia na reta final

Mestrado em Psicologia na reta final: alunos defendem dissertação

Legenda: Alunos do Mestrado em Psicologia defenderam as dissertações no final de fevereiro

 

Os alunos da primeira turma do Mestrado em Psicologia retornaram à universidade para dar continuidade às defesas de suas dissertações que começaram em dezembro do ano passado com a defesa de apenas dois trabalhos.

As dez defesas, ocorridas durante os dias 24, 25 e 26 de fevereiro, envolveram profissionais doutores de diferentes instituições de ensino superior, entre eles, doutores da Unoesc, Campi de Joaçaba e São Miguel D´Oeste; mestrandos e familiares. Segundo a profª. Drª. Maria Teresa Ceron (Coordenadora Local do Mestrado em Psicologia), ao final de mais esta etapa do programa, verificou-se que os objetivos de qualificar efetivamente os docentes para o exercício profissional do trabalho científico e do magistério de ensino superior e de promover a formação de cientistas e professores de nível superior comprometidos com o avanço do conhecimento e da pesquisa foram alcançados.

Estes aspectos foram confirmados pela mestranda Maria Alice Provenzano que defendeu sua dissertação de mestrado no dia 24 de fevereiro. \"Refletir sobre esses dois anos de mestrado é avaliar um período de grande aprendizagem pessoal e profissional. As diferentes etapas desse curso foram bem planejadas pelos professores e possibilitaram aos alunos aprenderem o processo de pesquisar. Considero importante destacar que o mestrado permitiu, além de aprender a pesquisar, aprender a examinar melhor aquilo que fazemos em nossa prática profissional. As decorrências disso são significativas para vida de cada um de nós\". 

Tendo em vista o êxito que o programa de Mestrado em Psicologia alcançou, constata-se um movimento interinstitucional para que uma segunda turma se inicie. ?Essa motivação representa um esforço por parte das instituições conveniadas ? Unoesc e Ufsc - no sentido de dar continuidade à capacitação de seus profissionais e a busca de uma qualidade de ensino realmente superior?, completou Maria Teresa.

 

Curso de História pede o apoio da população para realizar resgate histórico nos municípios

 

A Unoesc, Campus de Joaçaba, através do curso de História, foi convidada pela Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Joaçaba, para participar de um projeto que quer fazer um resgate histórico dos 12 municípios da região.

De acordo com o coordenador do curso, professor Rogério Bilibio, foram recrutados os alunos da 1ª fase do curso. ?Eles vão coletar o material e fazer um histórico de cada município. O resultado do trabalho dará origem a um livro que vai servir de banco de dados da região e terá exemplares espalhados nas escolas?.

Para que isso aconteça, Bilibio pede o apoio dos moradores. ?Precisamos da colaboração da população para que atenda os acadêmicos e ajude, se possível, na doação de objetos históricos, documentos, fotos, jornais e revistas. Todo documento histórico será bem vindo. Se for uma foto ou um documento do qual a pessoa não queira se separar, podemos, então, fazer uma reprodução do mesmo?.

 

Nova turma do Mestrado em Educação inicia atividades

(com foto)

 

A Unoesc, Campus de Joaçaba, recebeu os alunos da terceira turma do Mestrado em Educação para a aula inaugural, ocorrida no último dia 07.

Desejando as boas vindas aos futuros mestres, estavam o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Joviles Vitório Trevisol, a vice-reitora de Graduação, Neusa dos Santos, a pró-reitora de Graduação, Ana Beatriz Brancher, a coordenadora do Mestrado em Educação, Nadir de Castilhos e a diretora da ACHS, Marilena Detoni.

A doutora em Educação e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Merion Campos Bordas, ministrou uma palestra sobre educação, pesquisa e produção científica. ?O mestrado tem a tarefa de abrir novas perspectivas para o educador. A pesquisa é o instrumento de avanço do conhecimento?, afirmou.

 

 

Anterior

Lendo com você - 104

Próximo

Kits Escolares às Crianças Carentes de Capinzal

Deixe seu comentário