logo RCN

Lendo com Você - 090

Professora Schirley

            Neste mês de novembro em que se concentram atenções especiais para programas de Combate ao Câncer, quero dizer, como voluntária e uma das fundadoras da Rede Feminina, que os Governos e as Instituições Não Governamentais, bem como, cada pessoa em particular, devem investir na qualidade de vida, sem medo.

            Quero, nesta oportunidade, contemplar todos os leitores desta coluna com uma excelente informação, dizendo que a prevenção é o maior ato de amor pela vida.

            Li o prospecto da MACRO&MICRO- Anatomia Patológica de Florianópolis. Achei de máxima importância  e repasso a vocês, leitores, com todo o respeito que tenho pelo ser humano, no sentido de que fique sempre bem informado e conscientizado.  

                        O assunto:  BIÓPSIAS

            O que é uma Biópsia?

            É a coleta de um fragmento de tecido de qualquer parte do corpo humano.

 

            Para que serve uma Biópsia?

            Serve para diagnosticar doenças ou lesões quando outros exames não foram suficientes. Em alguns casos, quando toda a lesão é retirada, a biópsia já é um tratamento.

 

            Quando se faz uma Biópsia, é porque a pessoa tem câncer?

            NÃO! A maioria das biópsias serve para diagnosticar doenças ou lesões benignas.

 

            Como é feita uma Biópsia?

            Dependendo do órgão a ser examinado, são usados diferentes instrumentos como bisturi, pinças especiais, agulhas grossas, etc. Se o órgão é interno(bexiga, estômago,intestino, etc), são necessários instrumentos endoscópicos para que se possa ver o local a ser biopsiado.

 

            Que cuidados devem ser tomados com a Biópsia?

            Geralmente, o material é acondicionado em frascos com solução de formol, que o conserva por muito tempo, impedindo sua decomposição. È comum que as Clínicas e Hospitais se encarreguem do transporte até o local da análise.

 

            Como é feito o exame da Biópsia?

            O exame ao qual a biópsia é submetida chama-se Anátomopatológico. Nele, o tecido coletado passa por vários processamentos sendo extraídas toda a água e a gordura que contém. Depois, é mergulhado em parafina, formando pequenos blocos que são cortados em fitas muito finas. Por fim, as fitas aderem a lâminas de vidro e são tingidas por corantes especiais.

 

            São máquinas que analisam as lâminas?

            NÃO! Toda a avaliação é feita, uma a uma, por médicos com, no mínimo, três anos de especialização em Patologia, os Patologistas.

 

            Qual o tempo para sair o resultado?

            Na maior parte dos casos, três dias úteis. Alguns exames, no entanto, podem levar mais tempo porque precisam de procedimentos especiais.

            O que acontece com as lâminas após a análise?

            As Lâminas são arquivadas por, no mínimo, cinco anos e os blocos de parafina são guardados para sempre porque a qualquer momento podem ser necessários para reavaliações ou procedimentos diagnósticos adicionais.

 

            IMPORTANTE!

            A Biópsia é um procedimento diagnóstico especializado que não está incluído na lista de procedimentos da Clínica ou Hospital onde você está sendo atendido. Por isso, esse procedimento exige um pedido médico em uma guia própria do convênio ou pagamento em separado.

            ATENÇÃO!

            O laudo Anátomopatológico é documento que em alguns casos pode servir também para fins de seguro e aposentadoria. Exija-o e guarde-o com cuidado.

 

            Você ainda tem dúvidas?

            Informe-se com seu médico ou com o Patologista que irá analisar sua Biópsia.

 

            Lembre-se: Investir na saúde é um ato de amor pela própria vida.

 

                        COM  CARINHO: PROFESSORA   SCHIRLEY 
Anterior

Lendo com você - 091

Próximo

Lendo com Você - 089

Deixe seu comentário