logo RCN

L E N D O C O M V O C Ê- 022

Profª Ana Schirley Fávero

Na semana passada, o assunto foi direcionado à mulher. Hoje, me dirijo ao homem. Tanto a mulher como o homem merecem atenção, respeito e informação.

É verdade que o tema HIPERPLASIA PROSTÁTICA BENIGNA ( H P B ) já é bastante disseminado.

Contudo, pretendo fazer mais uma leitura com você, amigo homem.A abordagem teve como referência vários panfletos que circulam como informativos. Quem sabe esta vai clarear mais e conscientizá-lo sobre os cuidados que deve ter com sua saúde.

Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)

Para entender o que é H P B leia com atenção. Se após a leitura ainda tiver dúvida, procure seu médico para melhores esclarecimentos. Ele é sempre o melhor orientador das questões ligadas à sua saúde e bem-estar.

O que é próstata? Qual é a sua função?

Como você sabe, a próstata é um órgão exclusivo do sexo masculino. Está localizada abaixo da bexiga, na frente do reto. No homem adulto, a próstata tem o tamanho aproximado de uma ameixa, pesando cerca de 20 gramas. Ela é atravessada pela uretra, canal que conduz para fora a urina que se acumula na bexiga.

A próstata, entre outras funções, ajuda a manutenção da ejaculação normal.

Mesmo necessitando de cuidados médicos, a próstata raramente dói. Por isso, só é possível saber se ela está com problemas por meio de exames médicos. Ou através dos sintomas decorrentes do estrangulamento da uretra tais como: vontade freqüente de urinar, dificuldade para iniciar a micção, gotejamento, etc.

A HPB não escolhe a quem atacar

Milhões de homens em todo mundo apresentam sintomas da hiperplasia prostática benigna ? uma condição que atinge grande parte dos homens com idade acima de 40 anos.

Os sintomas urinários que você sente são resultado do crescimento lento e contínuo da próstata, que se estende por toda a vida.

Um problema que só aumenta com o passar do tempo

Quanto mais a hiperplasia prostática benigna avança, mais situações incômodas, desagradáveis e irritativas ela traz. Por exemplo: vontade freqüente de ir ao banheiro, dificuldade para iniciar a micção, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, gotejamento, incontinência urinária, etc.

A presença desses sintomas indica que o crescimento da próstata já está começando a estrangular a uretra, dificultando o escoamento da urina. Essa situação necessita acompanhamento médico pois existe o risco de agravamento, o que obriga muitas vezes o paciente a se submeter a uma intervenção cirúrgica.

A HPB é uma coisa; o câncer da próstata é outra, bem diferente.

A hiperplasia prostática benigna, como o próprio nome diz, não é causa direta de morte ou invalidez, mas pode causar transtornos na micção e complicações em outros órgãos.

O câncer da próstata, por outro lado, se não for detectado logo no início, pode se espalhar por todo o organismo, com efeitos fatais.

Alguns sintomas das duas doenças são parecidos. Por isso, são necessários exames médicos especializados para se saber com certeza quem é portador de uma ou de outra enfermidade.

Mesmo os pacientes com HPB que se encontram em tratamento precisam estar atentos, submetendo-se a exames anuais- não só para acompanhar a evolução da melhora, como também para detecção precoce do eventual surgimento de câncer nessa região.

Ouvir o seu médico é meio caminho até a cura.

Uma coisa você não pode esquecer: a HPB pode ser controlada, mas somente se tratada com seriedade. É aqui que entra a importância do acompanhamento médico. Cada paciente tem características próprias e desenvolve a hiperplasia prostática benigna em ritmo diferente de outro paciente. Por isso mesmo, o médico é o único profissional capacitado a indicar o tratamento adequado para cada caso. Se você observar atentamente as recomendações do seu médico, a cirurgia poderá ser retardada ou até mesmo evitada.

A solução do seu caso depende muito de você

Relate ao seu médico todos os sintomas que sente;

Faça exames periódicos de acordo com a orientação do seu médico, para acompanhar a evolução do tratamento.

Tome o remédio receitado rigorosamente.

*******************************************************************

Aproveito o espaço para informar aos homens que logo, logo, será lançada pela REDE FEMININA DE COMBATE AO CÂNCER a 2ª campanha do preventivo do câncer de próstata.

Estejam atentos às informações que serão divulgadas pela imprensa.

Quero deixar uma frase simples e plena de significado:

"PREVENIR O CÂNCER É OPÇÃO PELA VIDA."

Com carinho- Profª Ana Schirley Fávero

(voluntária da R.F. C.C.)

Anterior

Mostra Cultural de Ouro

Próximo

Cursos Profissionalizantes

Deixe seu comentário