logo RCN

Educação Sustentável: a tecnologia e os jogos a serviço da preservação ambiental

Sustentabilidade ambiental

             Joaçaba (9-12-2013) - A sustentabilidade ambiental teve destaque na Escola de Educação Básica Belisário Pena, de Capinzal, no ano letivo de 2013. O tema envolveu os 200 alunos em várias atividades, como palestras, visitas, pesquisas e uma gincana, com tarefas que despertaram atitudes voltadas à preservação dos recursos naturais. A coleta de óleo de cozinha para a produção de sabão foi uma das metas dos grupos, assim como registros fotográficos e apresentações culturais relacionadas ao meio-ambiente.

            Diante da repercussão positiva da gincana, a escola propôs aos estudantes outro desafio: a elaboração de um projeto que utilizasse a tecnologia como instrumento de sensibilização à preservação ambiental. O trabalho, que seria inscrito na Feira Regional de Ciências e Tecnologia, deveria abordar o conteúdo repassado na competição e em sala de aula.

Desafio aceito, os alunos Emanuely dos Santos Marcon e Leonardo José Held, da 8ª série, desenvolveram um jogo eletrônico por meio do software RPG Maker XP. “O RPG (Role Playing Game) é um jogo de interpretação de personagens e importante ferramenta educacional, já que desperta a imaginação, a criatividade e a capacidade de resolver situações-problema”, enfatiza a professora orientadora Geane Valcarenki.

No jogo desenvolvido pelos alunos, é possível identificar os principais poluentes do ar, da água, do solo e seus prejuízos para os seres vivos. A meta é coletar cloro, flúor e cal para o tratamento da água, mas, até cumprir a missão, o personagem tem diversos desafios pelo caminho, como inimigos e monstros. “De forma lúdica, o jogo contribui para o aprendizado e alerta para a importância das atitudes individuais para o futuro do planeta”, ressaltam Leonardo e Emanuely, acrescentando que crianças a partir de 10 anos podem jogar.

A iniciativa é sucesso na escola, que disponibilizou o jogo para todos os alunos nos computadores da sala de tecnologia. “O apoio da direção, dos colegas e professores foi fundamental para que o projeto fosse viabilizado. Todos se envolveram e contribuíram para o resultado”, destaca a professora Geane, se referindo à premiação na Feira Estadual de Ciências e Tecnologia. Para a feira nacional, que será realizada em 2014, em Pernambuco, o objetivo é ampliar o conteúdo do jogo.

Unoesc Chapecó: formação acadêmica com foco no empreendedorismo Anterior

Unoesc Chapecó: formação acadêmica com foco no empreendedorismo

Feira Interdisciplinar apresenta trabalhos escolares em Piratuba Próximo

Feira Interdisciplinar apresenta trabalhos escolares em Piratuba

Deixe seu comentário