logo RCN

Alunos da Unoesc realizam pesquisa em Zortéa

Unoesc Joaçaba

Desde a última sexta-feira, 03 alunos da 10º fase do curso de odontologia da Unoesc Joaçaba estão realizando um trabalho voluntário no município de Zortéa. Acompanhados pela professora Maria Gabriela Biazevic, os acadêmicos visitam os idosos do município e através de uma entrevista detalhada e de um exame, procuram identificar a situação bucal.

Este é um trabalho que complementa o já realizado no ano anterior, onde foram atendidos 170 idosos. O projeto é realizado pela Universidade da Terceira Idade ?UNITI, e vem para suprir as necessidades do município no que se refere ao atendimento odontológico aos idosos, localizando, identificando e solucionando as necessidades de cada um deles.

Segundo a professora Maria Gabriela, que acompanha e auxilia os trabalhos dos acadêmicos, todos os problemas bucais que forem detectados nos moradores que tenham idade acima dos 60 anos, serão levados para receberem atendimento na Clínica da UNOESC. ?Esse atendimento será gratuito e os gastos serão apenas pelo material utilizado, valor que chega a no máximo R$ 100,00, o que consideramos baixo e acessível, comparando com clínicas particulares onde este alcançaria a casa dos R$ 1.000,00?, explicou a professora.

 Para o prefeito de Zortéa, Remilton Andreoni, que sempre acompanhou as atividades da UNITI, esse levantamento servirá para identificar melhor as deficiências do município e também visará uma conscientização sobre os cuidados com a saúde bucal dos idosos. ?Isso serve como complemento as atividades já realizadas no nosso município no ano passado e a população só tem a ganhar?, comentou o prefeito.

 

 

Foto alunas pesquisadoras ? As alunas Aline Costenaro, Grasiela Bonfanti e Marquit Rauber visitarão todos os idosos do município. Dona Juvenilia Chaves, de 63 anos, foi uma das primeiras entrevistadas.

 

Anterior

Kits Escolares às Crianças Carentes de Capinzal

Próximo

Lendo com você - 103

Deixe seu comentário