logo RCN

SC 458 (Czal, Zortéa e Campos Novos)

Retomada das obras da SC-458 é uma luta suprapartidária

        A história propriamente dita de construção da SC-458 iniciou no dia 17 de março de 1993, quando o governador Vilson Pedro Kleinübing esteve no município de Capinzal, sendo ele recepcionado pelo Prefeito Hilton Pedro Paggi e por algumas lideranças, num ato acontecido em São Roque.

         A comitiva de Kleinübing foi recepcionada com almoço, oferecido pelos granjeiros, administração municipal e comunidade local. Após o almoço assinou licitação para recuperação da SC-303, trecho que compreende da Ponte Irineu Bornhausen passando pela Rua Presidente Nereu Ramos e todo acesso à Cidade Alta, num percurso de aproximadamente 7 mil metros.

        Atendendo pedido dos agricultores e de diversas lideranças municipais comprometeu-se perante umas 600 pessoas fazer a pavimentação asfáltica na ligação de Capinzal, Zorteá e Campos Novos, com recursos do Tesouro Estadual.

        Para que o Governo Estadual pudesse dar início nas obras no mês de junho de 1993, solicitou que os empresários, agricultores e Prefeitura de Capinzal comprometessem na construção de casas populares e outros benefícios para pessoas carentes. Para tanto, foi formado a Comissão Pró-Construção de Casas Populares, composta por Aderbal Domingos Tortato/presidente, Nilton Francisco D?Agostini/tesoureiro e membros: Eliseu Antonio Felipini, Benoni Viel, Arlindo Falavinha, Valcir Amélio Moretto, Francisco C. de Almeida Hilgemberg e Luiz Francisco Wagner. A primeira reunião da mencionada comissão, aconteceu na Agência Banco do Brasil, envolvendo Benoni, Falavinha, Nilton, Felipini, Tortato, Paggi/prefeito, Luiz Carlos Thomazoni/vice-prefeito, Francisco e Moretto.

        As lideranças municipais concordaram com o lançamento do projeto Desafio e conseguiram construir as 200 casas populares em quatro anos de mandato.

        As obras foram iniciadas e estavam bem avançadas, sendo que boa parte da mesma abriram, colocaram o rachão e posteriormente a brita, faltando muito pouco para receber a massa asfáltica. Infelizmente, no final do mandato de Kleinübing (setembro/96) as obras foram paralisadas por falta de recursos

       Destacamos as manifestações feitas pelo Sindicato Rural liderada por Circe Toaldo, através da ACIRP (Associação Comercial e Industrial do Baixo Vale do Rio do Peixe) com seus presidentes Constantino Mência, Osvaldir Boaretto e Rogério Biazotto. A luta foi de todas as siglas partidárias, enfim, das mais diversas entidades governamentais e não governamentais.

       Destacamos a iniciativa de Kleinübing em iniciar as obras com recursos próprios, de Esperidião Amin Helou Filho/ex-governador conseguir colocar este arrojado projeto no financiamento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), de Luiz Henrique da Silveira/atual governador por dar a contrapartida de 50% com recursos próprios do Estado de Santa Catarina. Além destes, foram muito decisivos Paggi, aceitando o Projeto Desafio, aqueles que contribuíram por construir as casas populares (agropecuaristas, diretores lojistas, empresas do ramo metal ? cerâmico ? madeireira, etc.),  aos manifestantes para retomada das obras, Romildo Luiz Titon/deputado estadual que votou na Assembléia Legislativa em favor da SC-458, inclusive lembramos da persistência e cobrança dos atuais prefeitos de Capinzal: Nilvo Dorini, de Zorteá: (Alcides Mantovani) e participação do Prefeito do município de Ouro. 

        Depois de praticamente sete anos que as obras foram paralisadas, agora estamos de parabéns, pois o governador do Estado de Santa Catarina Luiz Henrique da Silveira, juntamente com o Secretário de Estado da Infra-estrutura Edinho Bez de Oliveira, assinarão no dia 30 de agosto, sábado, às 15 horas em Capinzal a Ordem de Serviço para a pavimentação da SC-458, que liga Capinzal, Zortéa a Br-470 na localidade de Tupitinga em Campos Novos. 

      Não poderíamos deixar de lembrar de Leonildo Bortoli, o Canhoto, que muito mostrou a necessidade de pavimentação asfáltica da Estrada Produção, ligando os municípios de Presidente Castelo Branco, Jaborá, Ouro, Capinzal, Zortéa e Campos Novos, inclusive com a construção da Ponte de Barracão (ligação dos estados de SC e RS).

        Para finalizar, registramos as participações dos três poderes constituídos, seja ela a nível municipal, regional e até estadual, com grande mérito a alavanca propulsora do desenvolvimento sustentável sendo o nosso orgulho maior: Perdigão Agroindustrial.  

        Capinzal, Capital Brasileira do Chester é composta de uma população bem superior a 20 mil habitantes.   

Anterior

Banco do Brasil

Próximo

Receitas de Ouro

Deixe seu comentário