logo RCN

Um título e uma tábula rasa

  • - Evani Marichen Lamb Riffel

Professora Evani Marichen Lamb Riffel

      Estimado/a Leitor/a, uso a metáfora da "tábula rasa," para coser a real inércia diante de um título e uma folha em branco ou por ora um título e uma tela em branco:

-Escrever o quê, para quê, para quem?

      Considero aqui o suporte do texto que é o jornal. A relevância do gênero textual para os eventuais leitores do jornal são preponderantes:

-Comunicar o quê, para quê, para quem? Quem? Onde?Como? por quê?

      A primeira ideia do texto que veicula no jornal é a Notícia.

Mas... -O que é uma notícia classificada como um gênero textual?

       Notícia é um gênero textual jornalístico e não literário que está presente em nosso dia-a-dia, sendo encontrada principalmente nos meios de comunicação. Trata-se, portanto de um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculada pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros. Por esse motivo, as notícias podem ser textos descritivos e narrativos ao mesmo tempo, apresentando tempo, espaço e as personagens envolvidas.

As principais características do gênero textual notícia são: ? Texto de cunho informativo ? Textos descritivos e/ou narrativos ? Textos relativamente curtos ? Veiculado nos meios de comunicação ? Linguagem formal, clara e objetiva ? Textos com títulos (principal e auxiliar) ? Textos em terceira pessoa (impessoais) ? Discurso indireto ? Fatos reais, atuais e cotidianos. (Pesquisa: Google)

      Leitor/a, posterior a pesquisa, a leitura sinto que a tábula rasa, diante de caracteres que nascem e com eles o texto, não é mais tábula rasa...

Nasceu o embrião do texto, o estímulo, os subsídios da escrita...

"Ninguém escreve nada do nada..."

     Como escritor/a me atrevo a escrever a partir de uma notícia que veicula nos meios de comunicação e assume outro gênero textual: um conto!

"...Quem conta um conto aumenta um ponto!"

PANDEMIA COVID-19

      Certa vez, em pleno século XXI, ao findar da segunda década, uma pandemia tem o poder de um controle remoto global: partindo de comandos chamados de Decretos governamentais, o mundo para.

      A pandemia COVID-19 parte da China e vestida de contágio se espalha viajando o mundo.

      O saldo atual dos contaminados, dos recuperados, das vítimas fatais assusta "gregos e troianos."

...Das advertências da OMS do reino moderno chamado Planeta Terra:

-fique em casa; distanciamento social; suspensão das aulas presenciais (do ano letivo em curso); use máscara; uso de álcool gel; lavar muitooo as mãos; higiene intensa; evitar aglomerações; suspensão de eventos e reuniões de qualquer natureza...

      Noooosaaaa!!!! Que lindeza!!!!!

      O portão da escola se abriu e o alvoroço é geral. Dia do reencontro. Muitos abraços, beijos e boas-vindas marcados com uma big festa.

      Os professores, os pais, alunos enfim, toda a comunidade escolar comemora o retorno das aulas.

...Fevereiro de 2021...

      Um cientista brasileiro descobriu a vacina anti COVID-19 e todos retornaram ao cotidiano normal da vida e imunizados do coronavírus!!!!

...Outubro de 2020!

      A professora acorda sobressaltada e atrasada para o planejamento das aulas remotas!!!

      P.S.

...Éramos felizes e não sabiamos!!!!

COVID-19: Um tema sem tábula rasa!!!!...


Anterior

Preâmbulo Tech, empresa paranaense líder do segmento de softwares jurídicos completa 32 anos inovando e recebe investimentos da KPTL

A motivação à 'Fratelli Tutti' Próximo

A motivação à 'Fratelli Tutti'

Deixe seu comentário