logo RCN

Tese escrita por professor da Unoesc é premiada com publicação em livro

  • Alessandra de Barros Assessoria de Imprensa Marketing e Comunicação Unoesc Joaçaba - professor Paulo Junior Trindade dos Santos.

Concluir um Doutorado, por si só, é um feito digno de orgulho. Mas além disso, saber que a Tese, que é o fruto de toda a dedicação ao longo do tempo de pesquisa, foi reconhecida internacionalmente e que se tornou um livro é ainda mais gratificante. Foi isso que aconteceu com o professor Paulo Junior Trindade dos Santos. Ele, que atua no Curso de Direito nos diversos campi da Unoesc e é professor do Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado e Doutorado), escreveu a tese intitulada "Filosofia do direito processual (da jurisdição ao processo): o fenômeno conflitológico de interesses como gênese do direito", orientada por Darci Guimarães Ribeiro e que recebeu o prêmio Internacional do Conselho Internacional de Altos Estudos em Direito (CAED-Jus). A Tese, disputou com mais de 1300 candidatos de 22 nacionalidades, o que releva o impacto social e grande relevância do prêmio para a comunidade jurídica. 

Na Tese, o professor buscou ressignificar a dinâmica processual, apontando que o processo pode servir à democracia e oportunizar um protagonismo social, em tempos nos quais a sociedade sente-se totalmente distante de qualquer instituição.

- A passagem realizada da jurisdição ao processo mostra que o direito é muito mais amplo que a Lei, mas que também esse direito não pode ser disposto de qualquer modo pelos Tribunais, servindo o processo como possibilidade de sanar essa senda existente entre direito e sociedade. Porém, me foi revelado pela Tese que o processo civil não é visto em sua potencialidade democrática, sendo reduzido à lei ou, pior, desconsiderado pelos juízes quando da decisão judicial, o que frustra tanto os advogados como as partes - e a sociedade como um todo. A transdisciplinariedade utilizada me revelou que a conflitualidade humana expressa a dinamicidade da vida como uma fonte de Direito vivo, o que nos remete a uma possibilidade de o processo ser um canal para criação de um direito vivo - comentou o professor.

Por ter vencido o prêmio, a Tese foi publicada na última semana em livro, dividido em duas publicações (Tomo 1 e Tomo 2). De acordo com o professor é recompensador ter o reconhecimento pelo resultado alcançado com a pesquisa e, principalmente, por saber que o material publicado pode ser fonte de estudo e até mesmo inspiração para outros pesquisadores.

- Agradeço todos que colaboraram para a realização desse feito, principalmente a minha mulher Gabriela Möller, pelo carinho e atenção e pela ajuda em tudo, também agradeço aos meus familiares e aos Professores Darci Guimarães Ribeiro, Cristhian Magnus De Marco, Marco Félix Jobim, Wilson Engelmann, Leonel Severo Rocha, Raquel von Hohendorff, Ronaldo Cezar, Vera Regina Schwade Loebens, somem-se aos agradecimentos as muitas outras pessoas que fizeram parte dessa construção e desse desenvolvimento profissional e pessoal - agradeceu o professor.

*Com informações Caedjus.

Link das publicações: 

Tomo 1: https://www.pembrokecollins.com/loja/filosofia_do_direito_processual_tomo_i/  

Tomo 2: https://www.pembrokecollins.com/loja/filosofia-do-direito-processual-da-jurisdicao-ao-processo-o-fenomeno-conflitologico-de-interesses-como-genese-do-direito-tomo-ii/?fbclid=IwAR114oxNkvSoxtgGdenl3S2mDU1odme0S_8JQ2qDKiQB824O_6AKIDhRS60  

Alessandra de Barros

Assessoria de Imprensa

Marketing e Comunicação Unoesc Joaçaba


'DISPÕE SOBRE AÇÕES NO PLANO LOCAL DE ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DECORRENTE DO CORONAVÍRUS NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE JOAÇABA.' Anterior

'DISPÕE SOBRE AÇÕES NO PLANO LOCAL DE ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DECORRENTE DO CORONAVÍRUS NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE JOAÇABA.'

Obras e serviços em andamento no município de Zortéa Próximo

Obras e serviços em andamento no município de Zortéa

Deixe seu comentário