logo RCN

Secretaria da Agricultura libera a retirada e comercialização de ostras em todo litoral catarinense

  • Foto: Julio Cavalheiro / Secom - A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural anuncia a liberação dos cultivos de ostras em todo o Estado.

A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural anuncia a liberação dos cultivos de ostras em todo o Estado. A partir desta sexta-feira, 6, não há mais nenhuma área interditada pela presença da toxina diarreica e os produtos e subprodutos podem ser consumidos com segurança. O Estado ainda possui três áreas onde é proibido comercializar mexilhões.

Boa parte do litoral está liberada também para retirada e comercialização de mexilhões, berbigões e vieiras - apenas três áreas seguem com interdição parcial. Desde o início de agosto, Santa Catarina passa por períodos de interdições das áreas de cultivos de moluscos devido à alta concentração de ficotoxina Ácido Okadaico, que, quando consumida por seres humanos, pode ocasionar náuseas, dores abdominais, vômitos e diarreia.

Liberação parcial

Estão parcialmente interditadas as áreas de Perequê, Ilha João da Cunha e Araçá, no município de Porto Belo. Nessas localidades está autorizada a retirada e comercialização apenas de ostras.

As ostras foram liberadas a partir de dois resultados negativos consecutivos para presença de toxina diarréica. É importante destacar que ostras e mexilhões se comportam de formas diferentes diante da concentrações de algas tóxicas, por isso, a desinterdição é parcial.

Ainda permanece proibida a retirada e comercialização de mexilhões, berbigões e vieiras e seus produtos, inclusive nos costões e beira de praia dessas áreas.

Monitoramento constante

Santa Catarina é o único estado do país que realiza o monitoramento permanente das áreas de cultivo. O Programa Estadual de Controle Higiênico Sanitário de Moluscos é um dos procedimentos de gestão e controle sanitário da cadeia produtiva, permitindo maior segurança para os produtores e consumidores.



Ana Ceron

Assessoria de Imprensa

Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural

Site: www.agricultura.sc.gov.br 

 

Secretaria da Agricultura e Epagri apresentam avaliação de impactos da estiagem na produção agropecuária Anterior

Secretaria da Agricultura e Epagri apresentam avaliação de impactos da estiagem na produção agropecuária

Santur divulga atrativos de Santa Catarina no Festuris de Gramado Próximo

Santur divulga atrativos de Santa Catarina no Festuris de Gramado

Deixe seu comentário