Capinzal 77 anos: no aniversário, município ganha presente para a Saúde |
SAÚDE DA MENTE X CORONAVÍRUS E ISOLAMENTO SOCIAL É O TEMA DO ARTIGO DA SEMANA NA SÉRIE DA SAÚDE DE PIRATUBA
Postagem da semana, produzida pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família - NASF, evidencia hábitos que podem garantir autocuidado e conscientização da população em período de excesso de notícias sobre a pandemia.
Por: Ernoy Mattiello - Ascom & Marketing
O Núcleo Ampliado de Saúde da Família conhecido pela sigla NASF, da Secretaria de Saúde de Piratuba, traz nesta semana o novo post da série de produções textuais em formato de artigos para orientar a comunidade local a lidar com o período de pandemia, o qual exige medidas de distanciamento social. A postagem desta quarta-feira (20), é assinada pela psicóloga, Andreia Hibner, boa leitura!
Estamos vivendo um dos momentos mais desafiadores da história humana, por isso, temos que nos unir, mesmo que a distância, e aprender a reaprender várias coisas que antes não estávamos habituados. Todos fomos convocados a colaborar e atuar de forma tranquila, com os pés no chão e responsabilidade, sem transmitir pânico e colaborar para o bem de todos.
A pandemia do coronavírus se espalhou pelo mundo e nos colocou em uma situação incomum: o isolamento social. Seguir a recomendação de ficar em casa é fundamental para conter o avanço do COVID-19 em nosso país, tanto quanto manter a higiene das mãos, entre outros cuidados de contato. Mas como manter a saúde mental em tempos assim? Segue algumas orientações importantes:
· Mantenha o contato social (mesmo à distância, fale com amigos e pessoas que você ama).
· A busca pelo autoconhecimento e o despertar da empatia; Lembre-se do autocuidado (se cuidar e cuidar do próximo).
· Estabeleça uma rotina (a rotina ajuda a diminuir a ansiedade).
· Filtre as notícias (evite as fake news).
· A conscientização da população sobre os cuidados com a saúde mental, evite pensamentos negativos, se for necessário busque (ajuda profissional/ terapia).
· Pratique atividades relaxantes, como meditação, escutar música, assistir filmes, ler livros.
· Desenvolva um novo hobbie (aproveite para aprender coisas novas, sejam elas estudos ou atividades que dão prazer) temos a oportunidade de desacelerar e olhar a nossa vida com mais tempo e mais compaixão.
Aproveite a quarentena para se conhecer, se descobrir, se valorizar. Sua saúde mental agradece. Juntos vamos passar por mais esse desafio!
Andréia Hibner - Psicóloga - CRP 12/11074
Deixe seu comentário