Capinzal 77 anos: no aniversário, município ganha presente para a Saúde |
Santa Catarina terá Grupo de Trabalho para ações na área da mobilidade com carros elétricos
data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Divulgação - Celesc./O estado, por meio da Celesc, já conta com postos de recarga de carros elétricos do Litoral ao Extremo Oeste
Integrantes do governo de Santa Catarina e da General Motors (GM) vão atuar juntos em um Grupo de Trabalho para planejar e fomentar a eletromobilidade no estado. A proposta é o resultado de uma reunião entre o governador Carlos Moisés e dirigentes da companhia, logo após o retorno de Glasgow. Diante da manifestação da empresa em implementar a política completa de fabricação de carros elétricos, o governador colocado à disposição o ambiente tecnológico e inovador catarinense para, em parceria, planejar ações envolvendo o processo de transição, com o uso dos novos modelos de veículos que a reduzir a emissão de gases poluentes.
Pensar nos negócios tendo como pano de fundo a criatividade e a inovação foi um dos apontamentos do governador para que, de fato, os resultados do uso de matrizes energéticas mais limpas ocorram. "O ambiente tecnológico tem essa vantagem e agilidade de apresentar alternativas simultâneas ao processo. Enquanto uma empresa lança o carro elétrico, já tem outra ferramenta como oportunidades que podem surgir em outros nichos, como soluções para a cadeia produtiva, como o reuso e a destinação correta de componentes, por exemplo. Essa visão cíclica é fundamental quando buscamos a verdadeira sustentabilidade ", observa o governador.
Carlos Moisés afirmou que Santa Catarina tem todo o interesse em incentivos projetos comprometidos com a proteção do meio ambiente e que o Estado já trabalha em várias frentes para uma conversão energética para modelos mais sustentáveis. Além disso, os indicadores da gestão pública, garantem segurança jurídica para os investidores.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Divulgação - Secom . /Governador Carlos Moisés.
No caso dos carros elétricos, por meio da Celesc, o Estado conta com postos de recarga em uma rota que vai do Litoral ao Extremo Oeste e segue trabalhando para estruturar a rede com mais eletropostos pelo estado.
Conforme a vice-presidente da GM na América do Sul, Marina Willisch, o cenário catarinense é atração para parcerias que estimulem a produção de carros elétricos, fortalecendo a presença do estado, do Brasil e da América do Sul no modelo de mobilidade que, segundo a montadora, deve estar consolidado nos próximos 10 anos. De acordo com a Willisch, na visão macro da empresa, estes já são considerados mercados potenciais. Santa Catarina, em especial, por ter uma boa base de fornecedores e pelos compromissos assumidos com as metas de sustentabilidade. Aliás, segundo a vice-presidente, a fábrica da GM, com sede em Joinville, é uma das mais sustentáveis da companhia.
"O que ouvimos do governador hoje foi fantástico e nos faz acreditar que é possível. Estamos falando de algo que ainda é novidade aqui no Brasil, mas que, com parcerias como a que estamos iniciando com Santa Catarina, boas políticas públicas, vai nos ajudar a construir um modelo de mobilidade seguro, livre de gases poluentes e que pode ser cada vez mais acessível ", reitera Marina Willisch.
A reunião, por meio de uma webconferência, contou com a participação dos secretários Executivos de Meio Ambiente, Leonardo Porto Ferreira; de Assuntos Internacionais, Fernando Raupp; do presidente da Celesc, Cleicio Poleto; e pela GM, gerente de Energia e Ambiental, Glaucia Roveri; Gerente de Relações Governamentais, Daniela Kraemer; Diretor de Relações Públicas e Governamentais, Adriano Barros.
Francieli Dalpiaz
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC
Deixe seu comentário