logo RCN

Sancionado projeto de Carmen que libera R$ 6 bilhões de fundos para combater pandemia

O presidente da República Jair Bolsonaro sancionou projeto da deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) que autoriza estados, municípios e o Distrito Federal a usarem saldos de repasses do Ministério da Saúde em ações de combate à Covid-19. A estimativa é de que mais de R$ 6 bilhões estão parados nos fundos estaduais, municipais e distrital de saúde. 

A Lei Complementar 172/20 foi publicada nesta quinta-feira (16) no Diário Oficial da União. A medida está em vigor.

Carmen Zanotto disse que a sanção do projeto era aguardada com grande expectativa pelos gestores estaduais e municipais de saúde.

"Estes recursos são de vital importância para a saúde da população, principalmente neste momento em que os estados e municípios enfrentam grandes dificuldades para colocar em prática as ações de enfrentamento da pandemia provocada pela Covid-19", afirmou a parlamentar.

De acordo com a lei, os saldos financeiros só poderão ser usados durante a vigência do estado de calamidade pública que decretado devido à crise de saúde pública provocada pelo novo coronavírus, ou seja, até o dia 31 de dezembro de 2020.

A proposta foi construída em parceria com o Conasems (Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde) e recebeu o apoio de vários parlamentares.

Foto: Agência Câmara/ Arquivo

Gabinete Carmen Zanotto 

Silviane Mannrich


Denise Lacerda



SC perde 165 mil empregos na indústria com crise do coronavírus, mostra pesquisa da FIESC Anterior

SC perde 165 mil empregos na indústria com crise do coronavírus, mostra pesquisa da FIESC

Joaçaba confirma três casos de Coronavírus: Prefeitura alerta sobre a importância de medidas de prevenção Próximo

Joaçaba confirma três casos de Coronavírus: Prefeitura alerta sobre a importância de medidas de prevenção

Deixe seu comentário