logo RCN

Sancionada lei que garante compra de produtos da agricultura familiar

  • FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL - Deputado Nilso Berlanda

       "A agricultura familiar catarinense é um dos pilares da economia do Estado e merece todo o reconhecimento e valorização. Temos a certeza que a Lei nº 18.355/2022, originada por um projeto de lei de nossa autoria, é uma grande conquista para a agricultura familiar de Santa Catarina. A partir de agora, os nossos agricultores, pescadores artesanais e todos os demais integrantes da agricultura familiar terão a venda de parte de seu produto garantida. Esta é uma forma de incentivar cada vez mais esses setores de menor porte, mas que são responsáveis pelo cultivo da maioria dos alimentos que consumimos, além de fazer a economia do Estado girar", comemora o deputado Berlanda.
      O Projeto de Lei n° 225/2020, de autoria do deputado Nilso Berlanda (PL), foi aprovado no plenário da Assembleia Legislativa há um mês e agora sancionado pelo governo do Estado, tornando-se lei.
      Pelo texto da lei, todos os órgãos e entidades públicas do Estado devem adquirir ao menos 30% dos seus gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar, do pescador artesanal, do empreendedor familiar rural ou de suas organizações.
      A nova lei contempla ainda os demais beneficiados que se enquadram na Lei Federal n° 11.326, de julho de 2006, priorizando os assentos de reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e comunidades quilombolas. Para tanto, os valores dos produtos devem ser semelhantes aos praticados no mercado local e os alimentos devem atender às exigências do controle de qualidade estabelecidas nas normas que regulamentam a matéria.
 
Josiane Ribas Lanzarin
Assessora de Comunicação

Deputado Nilso Berlanda
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

Anterior

Palestra marca o lançamento de mais um livro do Professor Israel Boniek

Unoesc abre processo seletivo para concessão de Bolsas de Estudo para dois cursos de Especialização Próximo

Unoesc abre processo seletivo para concessão de Bolsas de Estudo para dois cursos de Especialização

Deixe seu comentário