Capinzal 77 anos: no aniversário, município ganha presente para a Saúde |
Prosegur lidera transformação digital no setor de transporte de valores com lançamento de GTV eletrônica
-
Foto ilustrativa - Medida representa um marco para o setor, agilização dos processos de fiscalização nos Estados e economia de milhões de folhas de papel
Medida representa um marco para o setor, agilização dos processos de fiscalização nos Estados e economia de milhões de folhas de papel
Na corrida pela digitalização dos serviços de transporte de valores e gestão de numerário, a Prosegur Cash, unidade de negócio responsável pelos serviços de Logística de Valores do Grupo Prosegur, sai na frente e lança com ineditismo no mercado nacional a Guia de Transporte de Valores Eletrônica (GTV- e). O anúncio acontece apenas oito meses depois da decisão favorável do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ) em regulamentar e instituir obrigatoriedade do serviço entre empresas do setor a partir de 1º de setembro de 2022.
Inovadora, a medida representa um marco tanto para o transporte de valores no Brasil, que digitalizará um processo complexo e, aos poucos, deixará de utilizar toneladas de papel poupando o meio ambiente - bem como para a fiscalização. Com a GTV-e, os Estados passarão a ter maior controle e celeridade na aferição das guias emitidas pelos contribuintes do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre a Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS). Toda a cadeia terá disponibilidade da informação a qualquer tempo, desde o início da prestação do serviço passando pela Secretaria de Estado da Fazenda, até a emissão da fatura de cobrança ao cliente.
A GTV tradicional é um documento em papel emitido em 4 vias para fins fiscais pelas empresas de transporte de valores contribuintes do ICMS, bem como acompanhar as operações de transporte de valores realizadas por tais empresas, servindo também como documento de transferência de responsabilidade em cada etapa da prestação do serviço. Em seu formato impresso, a GTV serve também como suporte de dados para a emissão do extrato de faturamento. A partir de agora, com a GTV-e, esses documentos serão emitidos e armazenados eletronicamente, eliminando quase por completo o uso de papel das operações, e terá validade jurídica garantida pela assinatura digital do emitente.
"A Prosegur sai na frente e apresenta ao mercado uma solução já esperada por empresas do ramo frente ao processo inevitável de digitalização pelo qual todos os setores da economia estão passando", diz Rubens Carbonari, diretor regional da companhia e responsável pela implantação da GTV-e. Segundo o executivo, o projeto piloto foi colocado na rua no último dia 1º de dezembro em Florianópolis (SC) e Campina Grande (PB). "Com tudo certo, nossa operação estará pronta para a implantação nacional ainda no primeiro semestre de 2021", diz.
De acordo com a estratégia de negócio da empresa, sempre alinhada ao seu compromisso com a redução do impacto ambiental, o lançamento da GTV-e era o último processo da Prosegur Cash a ser digitalizado, sendo a aprovação do CONFAZ fundamental para colocá-lo em prática. "Iniciamos esse movimento em 2016, o que gerou uma corrida extremamente positiva pela modernização no setor e, consequentemente, a necessidade de diálogo com o órgão público regulamentador, levando e detalhando todas as particularidades do segmento de transporte de valores, sobretudo nos aspectos ligados a segurança da informação. A interação com o ENCAT (Encontro Nacional dos Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais), órgão vinculado ao CONFAZ foi fundamental para que a regulação fosse adequada, atendendo tanto os anseios do segmento quanto das Secretarias de Fazenda de cada Estado da Federação, evitando questionamentos de ambas as partes" explica Carbonari.
Para a companhia, a liderança no processo de implantação do novo sistema no país ocorreu de forma natural. "Nosso know how adquirido em mais de 40 anos de atuação no setor e os mais de 17 milhões de reais investidos em pesquisa e desenvolvimento da nova tecnologia ao longo dos últimos anos foi o que nos permitiu o protagonismo nesse importante marco do setor", acrescenta o diretor.
A implantação da GTV-e completa o ciclo de digitalização dos documentos fiscais na área de transportes no Brasil, que teve seu início em 2005 com a Nota Fiscal Eletrônica. Outras áreas do transporte, como transporte de carga e de passageiros já contam com seus documentos fiscais eletrônicos. "Quando iniciamos o processo de digitalização da GTV entramos em contato com a Associação Brasileira de Transporte de Valores - ABTV, a qual proporcionou a abertura de diálogo com as empresas." explica Daniel Carvalho, coordenador dos documentos fiscais eletrônicos do segmento de transporte do ENCAT. "A provocação da Prosegur para a implantação desta digitalização nos trouxe segurança para que as secretarias da Fazenda trabalhassem uma nova tecnologia. O fato de ser uma empresa que já contava com investimento em tecnologia, nos ajudou a virtualizar o processo com mais agilidade", completa Carvalho.
Impacto ambiental
Com 1,7 mil carros-fortes nas ruas, a Prosegur Cash, líder do mercado nacional de transporte de valores, soma mais de 600 mil transações realizadas por mês. Com a GTV-e, a empresa calcula que no prazo de um ano deixará de imprimir 28,8 milhões de folhas sulfites. "A título de comparação, isso significa 380,2 mil árvores a menos derrubadas e uma economia de 288 milhões de litros d'água na fabricação dessas folhas", diz Carbonari.
Desde o dia 03 de abril, quando o CONFAZ publicou o Ajuste SINIEF/03 2020 detalhando a regulamentação da GTV-e, a Prosegur vem trabalhando com vários grupos multidisciplinares para o desenvolvimento dos sistemas a serem utilizados em sua operação e capacitação humana. Além da compra de equipamentos, o rollout da tecnologia da Prosegur Cash para todo o Brasil envolve o treinamento de cerca de 14 mil colaboradores da companhia, distribuídos em suas 110 filiais instaladas em todos os Estados e no Distrito Federal. Desses, mais de 2.000 são chefes de equipe dos carros-fortes que transportam os valores, que irão operar de forma direta o sistema da GTV-e. "Neste processo de digitalização estamos investindo em capacitação de nossos colaboradores, para utilizarem a tecnologia com o objetivo de dar mais agilidade e segurança à operação", sintetiza Carbonari.
Sobre Prosegur
O Grupo Prosegur é uma referência global no setor de segurança privada. Por meio de suas linhas de negócios, Prosegur Security, Prosegur Cash, Prosegur Alarms, Prosegur AVOS e Cipher proporcionam às empresas e residências uma segurança confiável baseada nas soluções mais avançadas do mercado. Com presença global, o Grupo Prosegur conta atualmente com uma equipe de mais de 160.000 funcionários. O grupo canaliza sua ação solidária por meio da Fundación Prosegur, que atua em quatro linhas de ação: educação, inclusão laboral de pessoas com deficiência intelectual, voluntariado empresarial e promoção da cultura. Em 2019, os projetos da Fundación Prosegur beneficiaram 31.111 pessoas.
Para mais informações acesse: https://www.prosegur.com.br/
Taynara Duarte - tduarte@llorenteycuenca.com
T.: +55 11 3060 3390 / 11 9 7514-1832
Rua Oscar Freire, 379 - São Paulo Ladeira da Glória, 26 - Rio de Janeiro
Deixe seu comentário