Capinzal 77 anos: no aniversário, município ganha presente para a Saúde |
Projeto do Governo do Estado para levar internet ao meio rural é aprovado na Assembleia Legislativa
-
Foto: Ascom/SAR - A intenção do governador Carlos Moisés e do secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Altair Silva, é cobrir boa parte dos municípios com estrutura de fibra ótica.
Santa Catarina terá programa para levar internet de qualidade ao meio rural. O projeto de lei elaborado pelo Governo do Estado foi aprovado pelos deputados estaduais nesta terça-feira, 21, e garantia R $ 100 milhões em investimentos para ações de conectividade nos próximos dois anos. A intenção do governador Carlos Moisés e do secretário do Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Altair Silva, é cobrir a boa parte dos municípios com estrutura de fibra ótica.
O projeto do Governo do Estado deve causar uma verdadeira transformação na vida de milhares de produtores catarinenses, que possa investir em tecnologias e inovações para adquirir e aumentar a produtividade em suas lavouras.
"A agricultura tem se modernizado e o agronegócio tem passado por profundas transformações, com investimentos em automação e novas tecnologias para a produção. Construímos um projeto para levar a fibra ótica da internet para o interior do estado, uma mudança que irá revolucionar a educação e a forma de fazer agricultura em Santa Catarina. A internet vai trazer uma nova vida aos produtores, um estímulo a mais para o conhecimento e para a inovação ", destaca o secretário.
Para que a internet chegue até o meio rural, o Governo do Estado autoriza as concessionárias ou permissionárias de distribuição de energia elétrica a compartilharem suas estruturas, sem nenhum custo, para a passagem de cabos do serviço de telecomunicação nas áreas rurais. Acabando com um dos maiores impeditivos para a instalação de internet via fibra ótica no meio rural.
O secretário da Agricultura Altair Silva explica que, a partir de agora, as empresas de telecomunicações não precisam pagar tarifas ou taxas para a utilização dessas postes. Em contrapartida, como concessionárias de distribuição de energia elétrica utilizando os serviços de internet gratuitamente.
Os cabos de internet passarão nas principais estradas rurais de Santa Catarina e os recursos produzidos no projeto devem ser utilizados para viabilizar a instalação dos serviços de telecomunicação nos municípios. A Secretaria da Agricultura estuda o suporte para que os produtores consigam fazer a conexão com suas propriedades.
O projeto de lei segue agora para sanção do governador Carlos Moisés.
Apoio ao produtor
Após a instalação da estrutura de fibra ótica nas estradas rurais, os rendimentos contarão com o apoio da Secretaria para fazer a conexão com suas propriedades.
O Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR) possui uma linha de crédito especial, com financiamentos sem juros, para que os agricultores conectem suas propriedades à infraestrutura de fibra ótica do município. "É um grande programa, uma ação de Estado, para levarmos internet para o campo. Vamos gerar uma revolução no agro catarinense, aumento a atratividade do meio rural, dando possibilidades de escolha e estudos para os jovens agricultores. Assim como as cidades, o Interior também estará conectado ", comemorou Altair Silva.
Ana ceron
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural
Site: www.agricultura.sc.gov.br
Deixe seu comentário