logo RCN

Processo de revolvimento de leira é realizado pela primeira vez na Central de Compostagem

  • - Centro Municipal de Compostagem

O Centro Municipal de Compostagem segue realizando o cronograma de processos estabelecidos pelo Programa Campos Novos Sustentável. Enquanto aguardam o retorno das aulas presenciais, para oficialmente começar o processo de funcionamento dos Eco Pontos, os servidores públicos continuam passando recolher nos estabelecimentos comerciais os galões com os resíduos orgânicos gerados. 

Com o volume acumulado nos primeiros dias de funcionamento da Central, nesta semana foi realizado o serviço de revolvimento da leira. Outra ação aplicada foi o processo de massa composta - além do resíduo orgânico foi adicionado na leira maravalha de pinus, serragem e cinza de caldeira - procedimento este, que provoca oxigenação da leira e evita o mau cheiro.

"Isso é necessário por que o processo de compostagem é aeróbico, ou seja, os micro-organismos que fazem a decomposição da matéria orgânica precisam de oxigênio e o revolvimento de certa forma, faz com que o oxigênio chegue em todas as camadas da leira", explica Fábio Corrêa, Engenheiro Agrônomo da Amplasc.

A primeira leira foi fechada na última quarta-feira, 10/06, e o revolvimento se deu uma semana depois, sendo que este processo se repetirá a cada 7 dias. Nesta primeira semana, o volume total recolhido de resíduo orgânico foi de 24 bombonas com média de 25 Kg em cada uma. Desta forma, foi deixado de mandar para o aterro sanitário um volume superior à meia tonelada de resíduo orgânico.

Está programado para a próxima sexta-feira, 19/06, o fechamento da outra leira, desta forma, o prazo previsto de revolvimento ficará para sexta da semana que vem.


Projeto de Apadrinhamento Social continua recebendo adesões Anterior

Projeto de Apadrinhamento Social continua recebendo adesões

Procedimento da Prefeitura de Zortéa na regularização de imóveis Próximo

Procedimento da Prefeitura de Zortéa na regularização de imóveis

Deixe seu comentário