logo RCN

PP ? Partido Progressista

Nossa História: Como Somos

 

        O espaço partidário nacional está, hoje, ocupado por partidos totalitários e partidos democráticos.

Os totalitários estão quase todos à esquerda, regidos pela batuta petista. O PT, identifica-se muito com os partidos totalitários, estes muito mais preocupados com o bem próprio do que com o bem comum. No pode, ocupam-se em conquistar corações e mentes para as causas de sua utopia, relegando a segundo plano o seu discurso original de porta de fábrica, para assumir outras duas diretrizes de atuação com as quais seduz o eleitorado urbano: o populismo e a defesa da ética (ao menos no discurso).

        Os partidos democráticos são legendas abertas ao pluripartidarismo, que jogam segundo regras do jogo político. Uma análise de seus programas deixa bem nítido que valorizam o Estado Democrático de Direito, a justiça, a liberdade, a igualdade e a segurança.

       Um analista menos avisado poderá dizer que são todos iguais. Mas não são.

A raiz de algumas dessas diferenças está no milenar conflito filosófico entre o idealismo e o realismo.

       O idealismo parte da idéia, vai até a realidade e volta para a idéia, enquanto o realismo parte da realidade, vai até a idéia e volta para a realidade.

       O idealismo utópico. Para o idealista, se a realidade bate ou não bate com a idéia... Dane-se a realidade! É como decorrência dessa trajetória filosófica que os partidos de esquerda se proclamam ? como se isso fosse uma grande coisa ? ?utópicos?.

       Resta-nos analisar as diferenças entre os partidos realistas, grupo ao qual se integra o PP. Mas, antes, parece indispensável afirmar que o realismo político é o grande responsável pelo avanço da civilização ocidental, da democracia e de suas instituições.  Os melhores partidos do ocidente são todos realistas. É dessa vertente filosófica que brotam os estadistas e é no trabalho dos partidos realistas que a sociedade encontra soluções para os seus problemas em processos graduais de transição.

      Qual, então, a diferença doutrinária entre os principais partidos realistas da cena nacional?

      A diferença reside no modo de enfrentar a tensão que a vida política permanentemente propõe entre os valores da igualdade e da liberdade.

Os partidos da base social-democrata se inclinam a privilegiar a igualdade, e a vertente liberal tende a privilegiar a liberdade.

       O PP é um partido realista por excelência. Assim, perante situações de tensão entre a liberdade e igualdade ? dois valores que preza de modo igual ? não terá posição pré-determinada e tomará, em cada caso, as decisões que a realidade apontar como mais convenientes.

       Esse realismo, a que podemos denominar realismo progressista, é a grande marca histórica do nosso partido e a característica determinante de nossa conduta política. Ela se revela altamente adequada a um período histórico em que, no primeiro mundo, o lógico conquista espaços sobre o ideológico.

       Diante disto, nós, progressistas do Brasil, defendemos um conjunto de bandeiras adequadas ao nosso perfil e selecionadas por sua utilidade ao bem comum e por sua capacidade de sensibilizar a nação. São elas:

Amor ao Brasil;

Reforma das Instituições Políticas;

Economia Social e Mercado;

Economia Forte a Partir do Campo;

Busca de Soluções de Equilíbrio;

Assumir Valores e Sentimentos Cristãos;

Valorização da Unidade Nacional e do Municipalismo;

 

PP ? PARTIDO PROGRESSISTA

 

NOSSA HISTÓRIA: QUANTOS SOMOS

 

UF

Estados

Deputados

Federais

Deputados

Estaduais

Vereadores

Vice

Governadores

Prefeitos

Vice

Prefeitos

AC

Acre

1

2

25

*

 5

3

AL

Alagoas

1

0

68

*

 3

4

AP

Amapá

1

0

1

1

 *  

*

AM

Amazonas

1

0

27

*

 1

*

BA

Bahia

2

7

511

*

 42

19

CE

Ceará

1

2

184

*

 10

17

DF

Distrito Federal

0

2

*

*

*  

*

ES

Espírito Santo

2

4

70

*

 3

5

GO

Goiás

3

4

305

1

 37

41

MA

Maranhão

3

1

122

*

 10

14

MT

Anterior

Ligeirinho

Próximo

Câmara Municipal de Vereadores De Zortéa

Deixe seu comentário