logo RCN

Poder Legislativo de Capinzal:

  • Foto O Tempo jornal de fato e Rádio Nativa FM - A solenidade ocorreu na Câmara de Vereadores de Capinzal Prefeito Irineu José Maestri e no plenário Edgar Lancini, tendo um registro de O TEMPO jornal de fato.

Em sessão solene concede Título de Cidadão Honorário a Euclides Riquetti

A sessão solene da Câmara de Vereadores de Capinzal (SC), ocorreu na terça-feira, 28 de setembro, às 19h, sendo que o PROJETO DECRETO LEGISLATIVO Nº 0001/2022, de autoria do presidente da mesa diretora Rafael Edgar Tonial, concede o Título de Cidadão Honorário de Capinzal ao Sr. Euclides Celito Riquetti.
Fica concedido o mencionado Título, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Município de Capinzal/SC.
Rafael presidiu a sessão, compondo a mesa o vice-presidente Alexsandro Thomaz de Vargas, 1° secretário Jairo Luiz Hoffmann, 2° secretária Dalva Luiza Dalcortivo, demais Vereadores: Almir João Gotardo, Gilmar Junior da Silveira, Tiago de Oliveira da Luz, Valmor de Vargas, com ausência justificada de Enio José Paggi. Ainda a vice-prefeita de Capinzal, Noemia Bonamigo Pizzamiglio; delegado da Polícia Civil da Comarca de Capinzal, Gilmar Antônio Bonamigo; homenageado Euclides Celito Riquetti e sua esposa Miriam Carmignan.
Biografia de Euclides Celito Riquetti:
Nascimento: 23-11-1952 - Capinzal - Santa Catarina. Formado em Letras/Inglês pela Fundação Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras, de União da Vitória - Paraná. Especialização em Língua Portuguesa pala Fundação Plínio augusto do Amaral - Amparo - São Paulo. Técnico em Contabilidade pelo colégio Cenecista Padre Anchieta - Capinzal - Santa Catarina. Prefeito do Município de Ouro de 1989 a 2002. Professor Aposentado e também exerceu a função de Secretário Municipal de Administração e Fazenda do Município de Ouro-SC.
Professor de Inglês, Literatura e Língua Portuguesa nas seguintes escolas da rede pública estadual de Santa Catarina: Colégio Industrial Coronel Cid Gonzaga - Porto União - SC; Escola Básica Major Cipriano Rodrigues de Almeida - Zortéa - SC; Escola de Educação Básica Prefeito Sílvio Santos - Ouro - SC.
Na rede particular de ensino: Instituto de Idiomas Yázygy - União da Vitória - PR, Colégio Mater Dolorum - Capinzal - Santa Catarina, Colégio Cenecista Padre Anchieta - Capinzal - Santa Catarina.
Palestrante nas áreas de: formação humana, meio ambiente, administração pública, desenvolvimento econômico regional.
Pesquisador da História do Município de Ouro e estudioso da Guerra do Contestado, está produzindo um livro de História e outro de poesias.
Escreve poemas e crônicas desde a adolescência. Seus primeiros poemas publicados: "Tu" e "Uma Oração Para Você", publicados no livro "Prismas Volume IV", em União da Vitória - Pr.

Fotos O Tempo jornal de fato e Rádio Nativa FM
Aldo Azevedo / jornalista

ATENÇÃO - Não tivemos o acesso a biografia e nem encontramos a justificativa, porém, estamos abaixo inserido matéria feita pela Câmara de Vereadores e se encontra no Facebook da mesma. 


CÂMARA DE VEREADORES CONCEDE TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO DE CAPINZAL AO PROFESSOR E ESCRITOR EUCLIDES CELITO RIQUETTI
Na noite desta quarta-feira 28, na Câmara Municipal de Vereadores de Capinzal, e através do Decreto Legislativo nº 1, de 2022, de autoria do Vereador Rafael Edgar Tonial, de 13 de setembro de 2022, foi concedido o Título de Cidadão Honorário de Capinzal ao Sr. Euclides Celito Riquetti.
A sessão presidida pelo Presidente do legislativo Rafael Tonial, teve a participação da Vice-prefeita Noêmia Maria Bonamigo Pizzamiglio, do delegado da Comarca de Capinzal Gilmar Antônio Bonamigo, da imprensa, do homenageado, de seus familiares e amigos, e  dos vereadores Alexsandro Thomaz de Vargas, Almir João Gotardo, Dalva Luiza Dalcortivo, Jairo Luiz Hoffmann, Tiago de Oliveira Luz e Valmor de Vargas.
SOBRE O TÍTULO:
A Cidadania honorária é um título de honraria que uma pessoa de importância recebe de alguma localidade. O título de cidadão equipara a pessoa homenageada a uma adoção oficial. A pessoa agraciada passa a ser um irmão, um conterrâneo, uma pessoa da terra natal. Mesmo que um homenageado não tenha nascido ou não resida na localidade, para que se lhe conceda tal homenagem, faz-se necessário que se diga o que ele (homenageado) fez, sem visar lucros, interesses pessoais ou profissionais, em defesa do povo da localidade que lhe concedeu tal cidadania.
SOBRE O HOMENAGEADO
Euclides Celito Riquetti
Nascido na Comunidade de Leãozinho que na época pertencia ao Distrito de Ouro, então parte integrante do Município de Capinzal/SC, é casado com Miriam Carmignam e tem três filhos: Michele, Caroline e Fabrício.
Foi professor de Inglês e Língua Portuguesa, tendo passado pelas cidades de União da Vitória/PR e Porto União/SC, onde, ainda na graduação, foi vice-presidente do Diretório Acadêmico Professor Alvir Riesemberg.
Em 1978 efetivou-se professor do Estado de Santa Catarina, lecionando na Escola Básica Prefeito Sílvio Santos, no Colégio Estadual Mater Dolorum e no Colégio Cenecista Padre Anchieta - CNEC.
Cursou Italiano em Curitiba e Florianópolis, com o suporte do Consulado da Itália no Brasil, onde conviveu com Giovanni Freddi, da Universidade de Florença, e Angelo Chiuchiu, da Universidade de Perúgia, ambas da Itália.
Enquanto membro das nossas comunidades, foi secretário do Vasco da Gama e do Arabutã Futebol Clube, vice-presidente e presidente do Conselho Administrativo da Paróquia São Paulo Apóstolo, vice-presidente e presidente da Associação de Professores de Ouro e Capinzal/SC, membro do Grupo de Voluntários do Hospital Nossa Senhora das Dores, vice-presidente da APAE, vice-presidente do CNEC, e formador/palestrante dos cursos de noivos e de formação na Escola da Fé, enfim, uma vida de voluntariado e doação que o levou a participar de até 8 diretorias de entidades simultaneamente.
Pesquisador e estudioso da Guerra do Contestado, destacamos a sua veia literária que culminou com a Presidência da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina - Seccional de Ouro/SC, e suas obras, "Crônicas do Vale do Rio do Peixe e Outros Lugares", e mais recentemente sua 2ª obra intitulada "Crônicas dos Antigos Rio Capinzal, Abelardo Luz, Ouro e Arredores", e hoje figura como colunista de importantes veículos da imprensa digital e escrita em nossa região.

Autorizado o início da restauração do asfalto da SC-355, entre Jaborá e Catanduvas Anterior

Autorizado o início da restauração do asfalto da SC-355, entre Jaborá e Catanduvas

LIGEIRINHO Recado da comunidade Próximo

LIGEIRINHO Recado da comunidade

Deixe seu comentário