logo RCN
Deputado Moacir Sopelsa (MDB),

Para Sopelsa governador precisa tomar posição sobre o fechamento de agroindústria em Ipumirim

  • - Deputado Moacir Sopelsa (MDB)

O deputado Moacir Sopelsa (MDB), vice presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, participou na tarde desta segunda-feira (18), da reunião da Comissão que debateu a situação das agroindústrias em relação ao combate da pandemia do coronavírus.

O fechamento do frigorífico em Ipumirim foi um dos assuntos da pauta. Ao tomar conhecimento de que a secretaria de Estado da saúde e a vigilância sanitária de Santa Catarina não participaram do processo de decisão que definiu pelo fechamento da planta frigorífica, Sopelsa defende que o governador precisar tomar uma posição. "A informação de que o secretário da saúde e o governador não foram informados sobre as razões para o fechamento é gravíssima. Se a decisão pelo fechamento veio de Brasília, o tempo da ditadura já passou e o governador precisa tomar posição e trazer os esclarecimentos", alerta.

Sopelsa reiterou a importância da defesa da vida das pessoas "Não tenho dúvida de que a vida deve estar em primeiro lugar. Eu sei que uma vida não tem preço e não tem volta. É preciso seguir todos os protocolos de segurança. Mas, parece que a situação não está sendo tratada com a devida seriedade", disse.

O parlamentar defende que as decisões envolvendo as agroindústrias e o setor produtivo devem ser tomadas com a participação da secretaria de estado da saúde, da vigilância sanitária e das entidades que representam o setor. "Primeiro é preciso debater as questões e tentar encaminhar as soluções. A cadeia de produção envolve a vida de muitas famílias, o fechamento de uma agroindústria deve ser uma decisão extrema", aponta Sopelsa.

Pelos dados apresentados na Comissão de Agricultura, com o fechamento da agroindústria em Ipumirim, cerca de 1,2 mi (Um milhão e duzentas mil aves) deixam de ser abatidas por semana, o que causa um grande impacto econômico para a indústria e os produtores. 

Sopelsa também questionou sobre os encaminhamentos em relação a produção. "Precisamos saber a decisão sobre o destino da produção. Se vai para para o abate em outras plantas, ou serão sacrificados. Dependendo do encaminhamento o prejuízo será ainda maior".

Santa Catarina oferta vacina meningocócica ACWY nos postos de saúde Anterior

Santa Catarina oferta vacina meningocócica ACWY nos postos de saúde

Campanha Doe com Amor do HUST continua arrecadando doações por meio da Declaração do Imposto de Renda Próximo

Campanha Doe com Amor do HUST continua arrecadando doações por meio da Declaração do Imposto de Renda

Deixe seu comentário