logo RCN

O que é a ressonância magnética?

  • - CLAUDIO ADÃO ANDREIS

Artigo semanal

Qual seria a melhor maneira de visualizar o interior do corpo humano? Abri-lo, não é verdade? Mas isso não é mais necessário. Conectado a um computador, o aparelho de ressonância magnética fornece "fotografias" tão nítidas do interior do corpo que permitem ao médico ter uma excelente visão dele. Ainda mais: pode virtualmente fatiá-lo e fornecer "fotografias" de cada uma dessas fatias. Assim, a ressonância magnética tornou-se o mais moderno e o mais perfeito exame de diagnóstico por imagem, fornecendo imagens em alta definição dos órgãos internos do corpo através da utilização de um campo magnético. Ela consegue detectar anomalias que os exames anteriores não conseguiam, além de fornecer imagens mais detalhadas que as que se consegue com outros métodos de exame. O aparelho em que o exame é feito consta de um tubo circundado por um grande imã, no interior do qual é produzido um potente campo magnético.

Como realizar o exame de ressonância magnética?

Geralmente o exame não exige nenhum preparo prévio (às vezes, de acordo com o exame a ser realizado, pode ser solicitado um jejum de 4 a 6 horas) e tão logo terminado o procedimento, o paciente pode retomar suas atividades normais. Não é necessário interromper qualquer medicação que o paciente esteja tomando.

A pessoa que passa pelo exame de ressonância magnética deita-se numa maca e é orientada a ficar imóvel, enquanto, por deslizamento, é introduzida dentro de um tubo constituinte do aparelho. Como os movimentos impossibilitam a captação de imagens precisas, as crianças e os pacientes que não consigam se controlar necessitam ser sedados antes do exame. O exame pode durar de 15 minutos até mais de uma hora, dependendo do objetivo. A ressonância magnética utiliza radiação do tipo não ionizante. Uma vez que o aparelho gera um potente campo magnético (10.000 vezes maior que o campo magnético da terra), é preciso tomar certos cuidados durante o exame e mesmo fora dele. Pequenos objetos metálicos podem se transformar em projéteis ao serem atraídos pelo campo magnético da ressonância. Mesmo objetos grandes e pesados, como estantes e bancos presentes na sala, podem ser atraídos. O fato de ser submetido a esse campo magnético não acarreta nenhum dano biológico ao ser humano, mas o técnico ou o médico que realiza a ressonância magnética deve dar aos pacientes instruções detalhadas, entre as quais: Alguns cuidados devem ser tomados antes da realização do exame com relação objetos metálicos de pequeno porte como relógios, prendedores de cabelo correntinhas, gargantilhas, o uso de próteses metálicas e utilizar-se de protetores auriculares, pois e um exame costuma ser muito ruidoso.

CLAUDIO ADÃO ANDREIS: TEC radiologia medica, TÉC em enfermagem, graduado em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, especialista em GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL e especialista em DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. Professor do curso TÉC EM RADIOLOGIA MÉDICA. 

 

 

ÁRVORES DA VIDA Anterior

ÁRVORES DA VIDA

Eleição é festa? Próximo

Eleição é festa?

Deixe seu comentário