Capinzal 77 anos: no aniversário, município ganha presente para a Saúde |
Mãe se torna liderança comunitária para transformar a realidade da comunidade da Serrinha
-
Weber Shandwick - Daiane lidera projetos que transformam a realidade do bairro Trindade, em Florianópolis
Daiane Cristina Piccoli é uma das líderes formadas pelo Programa Acolher da Natura. Até o momento, iniciativa já investiu mais de 2 milhões de reais no desenvolvimento de potenciais mobilizadores sociais em todo o Brasil.
Florianópolis, 06 de maio de 2022 - Na comunidade da Serrinha, em Florianópolis, é difícil não conhecer Daiane Cristina Piccoli, ou "Mafalda", apelido que ganhou dos moradores em alusão à criação mais famosa do cartunista argentino Quino. Os traços físicos, no entanto, não são as únicas semelhanças que as duas compartilham. Assim como a personagem, desde cedo, a influenciadora social de 35 anos aprendeu a questionar o mundo e as injustiças sociais. "Quando era pequena, fazia discursos e apresentava o jornal local no meu quarto para estudar algumas matérias. Sempre fui faladeira e, agora, tento levar minha inquietação para a comunidade toda. Eu fico indignada com as coisas erradas", diz Daiane, uma das lideranças comunitárias à frente de projetos que vêm transformando a realidade do Maciço do Morro da Cruz, localizado no bairro Trindade.
Natural da cidade gaúcha de Erechim, Daiane chegou à Serrinha há 14 anos na companhia do filho Vicktor, ainda um bebê à época. Já nos primeiros anos, acabou se envolvendo com pequenas ações sociais, como doações e festas comunitárias. Há dois anos e meio, resolveu dar início a movimentos maiores, como feiras de empreendedorismo feminino. Contudo, a chegada da pandemia trouxe ainda mais dificuldades à comunidade, uma das regiões que registraram os mais altos índices de vulnerabilidade social à Covid-19.
Para angariar fundos e dar continuidade às ações, em 2021, Daiane se inscreveu no Acolher, programa de formação de lideranças comunitárias da Natura que oferece jornada educativa de seis meses e bolsa mensal para que as Consultoras de Beleza selecionadas possam impulsionar ou até mesmo tirar seus empreendimentos sociais do papel. Deu certo: o projeto de Daiane foi um dos escolhidos entre os mais de 1.155 inscritos de todo o Brasil.
"Fiquei muito emocionada", diz Daiane, "especialmente porque, além da formação, a bolsa agora nos apoia no deslocamento para diversos lugares e na compra de materiais para revitalizar a comunidade, além de alimentação para moradores". Orientada pela mentora do programa, ela deu início a um bazar coletivo, realizado dentro da própria casa, que atualmente reúne diversas empreendedoras da Serrinha que ajudam a comercializar roupas, itens domésticos e roupas de cama. O valor das vendas é revertido em doações e outras ações de impacto social dentro da própria comunidade.
Hoje, a influência de Daiane não é só crescente na Serrinha. Nas redes sociais, é seguida por mais de 23 mil pessoas. "Esses dias, fui chamada até para resolver o problema de um esgoto que estourou. Com contatos, consegui resolver, porque conheço bastante gente", conta, bem-humorada. "Florianópolis é bonita, mas nas comunidades, a história é diferente", afirma.
A conscientização social dos moradores é outra causa da influenciadora. Para isso, promove rodas quinzenais de conversas sobre política, violência contra a mulher, autoestima e temas que impactam com mais força a realidade das populações mais vulneráveis, como a inflação. "Às vezes, as pessoas têm medo de cobrar seus direitos. É importante que reflitam", avalia.
A atuação social de Daiane já é inspiração para o filho, hoje com 15 anos. "Mas eu também me sinto mãe da comunidade. Nós somos as protagonistas. O mais legal é ver as coisas acontecendo a partir das nossas mãos. Nós por nós", garante.
Para as pessoas que desejam começar a transformar as suas realidades, ela aconselha: "Doar não é dar o que sobra, mas compartilhar o que se tem, para que todos possam ter. Comece com pouco. Qualquer pequena ação já é uma mobilização social, seja dentro ou fora das redes sociais. Usemos as armas que temos para fazer o bem, a nosso favor".
Além de Daiane, pessoas de todos os lugares do Brasil se destacam pelo seu engajamento e capacidade de articulação em suas cidades. As histórias de outros beneficiados pelo Programa Acolher podem ser conhecidas no site.
Programa Acolher
O Acolher nasceu em 2010 para premiar e apoiar financeiramente projetos sociais liderados por Consultoras de Beleza Natura. Em 2021, a iniciativa se reinventou e passa a investir no desenvolvimento individual de novas lideranças comunitárias. O objetivo é estimular e desenvolver o potencial e as habilidades dos participantes para que sejam capazes de consolidar ou até mesmo tirar um projeto social do papel. A formação do programa contempla robusta jornada educativa e mentoria durante seis meses, além da concessão de uma bolsa mensal de incentivo de R?1.500.
Até o momento, o Acolher já investiu mais de 2 milhões de reais na formação de mais de 50 líderes comunitários da rede da Natura, entre Consultoras de Beleza e Líderes de Negócios, atuantes nas mais diversas causas em mais de 16 estados brasileiros e Distrito Federal.
No ano passado, o processo seletivo do programa Acolher recebeu 1.155 inscrições, analisadas ao longo de 45 dias de curadoria que incluiu checagem de informações, avaliações, entrevistas e escolha dos participantes. Das selecionadas para compor a turma da última edição, 83% são mulheres e 56% se declaram pretas ou pardas.
O Acolher é uma iniciativa capitaneada pelo Movimento Natura, área da empresa que há mais de 15 anos se dedica exclusivamente à geração de impacto social através da venda direta. Os projetos à frente do Movimento buscam aumentar o desenvolvimento social das Consultoras de Beleza e empoderá-las como agentes de transformação social dentro de suas comunidades.
Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com mais de 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon, Natura, The Body Shop e Aesop. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo "The Leaping Bunny", concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias "Aqui tem Natura". Para mais informações, visite o site oficial ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn,?Facebook e?Instagram.
Weber Shandwick - natura@webershandwick.com
Elys Santiago
Tiffany Tavares
Rosângela Pádua
Camilla de Andrade
Deixe seu comentário