logo RCN

Lei de Carmen Zanotto inclui dados de autismo no Censo a partir deste ano

  • Gabinete Carmen Zanotto - Deputada federal Carmen Zanotto

       Amanhã, 2 de abril, é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Data criada com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
       Graças a Lei 13.861/19 de autoria da deputada federal Carmen Zanotto, pela primeira vez, o Censo que será realizado este ano deverá ter informações específicas sobre pessoas com autismo. Atualmente não existem dados oficiais sobre as pessoas com transtorno do espectro autista.
       A partir da coleta de informações, será possível saber quantas pessoas com o transtorno existem no Brasil e a realidade socioeconômica das famílias. O novo questionário pode ser considerado um avanço na inclusão de pessoas com autismo, incluindo familiares.
      "Com esses dados poderemos desenvolver políticas públicas direcionadas para a realidade de cada região do país. E levar conhecimento à população sobre o transtorno e a importância do diagnóstico precoce e tratamento, destaca a parlamentar
      Estima-se que 70 milhões de pessoas no mundo tenham autismo, sendo 2 milhões delas no Brasil. Porém, até hoje nenhum levantamento oficial foi feito no país para identificar essa população.
 
      Transtorno do Espectro Autista (TEA)
      O TEA resulta de uma desordem no desenvolvimento cerebral. Engloba o autismo e a Síndrome de Asperger, além de outros transtornos, e acarreta modificações na capacidade de comunicação, na interação social e no comportamento.

Gabinete Carmen Zanotto
Silviane Mannrich
Denise Lacerda


Com validação do Ministério, Santa Catarina tem nova atualização do Mapa do Turismo Anterior

Com validação do Ministério, Santa Catarina tem nova atualização do Mapa do Turismo

INSTITUTO BRF E INSTITUTO AYRTON SENNA SE UNEM PARA REDUZIR DÉFICIT EDUCACIONAL PROVOCADO PELA PANDEMIA Próximo

INSTITUTO BRF E INSTITUTO AYRTON SENNA SE UNEM PARA REDUZIR DÉFICIT EDUCACIONAL PROVOCADO PELA PANDEMIA

Deixe seu comentário