logo RCN
O TEMPO jornal de fato

IPÊS DE LUZ

Por Luiz Carlos Amorim - Por Luiz Carlos Amorim – Escritor, editor e revisor – Fundador e presidente do Grupo Literário A ILHA, completando 45 anos de trajetória em 2025, editor das revistas SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA e ESCRITORES DO BRASIL, Cadeira 19 na Academia Sulbrasileira de Letras e cadeira 19 da Academia Desterrense de Literatura. https://luizcarlosamorim.blogspot.com/


Estou preocupado porque o ipê da minha rua, nosso sol particular que deveria estar iluminado, irradiando luz por todo o bairro, está triste, sem folhas, sem nenhum botão de flor. É primavera, e isso me deixa meio pra baixo, pois é a estação da vida, das flores, do renascimento, então tem que ter muito verde, muita cor, tudo brotando ao nosso redor, inclusive a fé e a esperança num mundo melhor. Há muita guerra, muita corrupção, então precisamos da das flores e do verde, precisamos da primavera para colorir a vida.

Achei que tinha visto, outro dia, alguns botões começarem a despontar na ponta de algum galho, mas nada. Espero que a árvore, a mascote da nossa rua, não esteja morrendo, como os pés de jacatirão ao lado de um grande supermercado, que estão secando um a um.

Há um outro pé de ipê na mesma rua, menor, e ele não está fechado de flores, mas está florescido, humilde e singelo, jogando luz por nossos olhos adentro. Hoje, quando passei por ele, lembrei da viagem que fiz no final de semana para o norte do Estado. No caminho e nas cidades visitadas, grandes concentrações de luz, belíssimos ipês carregados de flores. Este ano ele não estão florescendo tanto como no ano passado, por exemplo, mas sempre é um espetáculo grandioso.

A minha amiga Urda, pra completar, me enviou um apresentação fantásticos ipês amarelos, brancos, roxos, vermelhos, rosa, um mais belo que o outro. Pena que eu não sei usar muito bem o Power Point para copiar algumas das fotos e colar junto com este texto.

Mas leitor, onde quer que esteja, saia à rua e procure na sua cidade que com certeza encontrará uma ilha de sol faiscando luz pra você. Olhe para o chão, também, que deverá encontrar um tapete de luz que indica que um ipê amarelo floriu.

Luiz Carlos Amorim

Fundador e presidente do Grupo Literário A Ilha em SC, com 45 anos de atividades e editor das Edições A Ilha, que publicam a revista Suplemento Literário A Ilha, a revista ESCRITORES DO BRASIL e mais de 100 livros editados. Eleito Personalidade Literária pela Academia Catarinense de Letras e Artes. Ocupante da cadeira 19 da Academia Sul Brasileira de Letras e também cadeira 19 da Academia Desterrense de Literatura. Editor do portal Prosa, Poesia & Cia. Mantenedor do portal PROSA POESIA E CIA: Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br  e autor de 35 livros de crônicas, contos, poemas, infanto-juvenil, história da literatura, três deles publicados no exterior.  Blog:  https://luizcarlosamorim.blogspot.com/


O TEMPO jornal de fato desde 1989: 

https://chat.whatsapp.com/IENksRuv8qeLrmSgDRT5lQ

https://www.facebook.com/aldo.azevedo.5/

https://www.facebook.com/otempojornaldefato/

O Tempo de fato (@otempojornalfato) - Instagram

https://www.youtube.com/@otempojornaldefato

É BOM SABER - A BATALHA DA PAZ Anterior

É BOM SABER - A BATALHA DA PAZ

O mal das mídias sociais Próximo

O mal das mídias sociais

Deixe seu comentário