logo RCN

HONRA SEU PAI E SUA MÃE!

Professor Me. Ciro José Toaldo

      A vida ensina quando temos entes queridos e preocupados conosco, há forças para enfrentar os obstáculos da existência! Viver é uma arte e quando se consegue cumprir, por exemplo, o Quarto Mandamento bíblico: ‘honrar seu pai e sua mãe: desse modo, você prolongará sua vida, na terra que Javé seu Deus dá a você’ (Ex 20,12), assim, poderemos ter o privilégio em degustar sabores inigualáveis!

     Realmente, honrar pai e mãe é uma grande virtude. Devo escrever para enaltecer meus pais, Brenno José Toaldo (in memoriam) e Romilda Dambrós Toaldo que construíram uma família de quatro filhos, conforme a foto acima (final década de setenta, foto tirada pelo primo Laércio Toaldo). Como filho mais velho, jamais esquecerei os ensinamentos de meus pais. E, quando lembro que no próximo dia 14 de fevereiro irão se completar doze anos da partida de meu pai, busco refletir a respeito de seus ensinamentos.

      Quando tenho oportunidade, converso com meus filhos sobre o avô paterno e destacamos suas qualidades como: honestidade, bondade, humildade, crença no trabalho e determinação. Este foi um dos troncos da família de Anselmo Toaldo. E, ter o privilégio de recordar momentos de felicidade, vivenciados em nossa família, torna-se fonte de rejuvenescimento que contribuiu para a formação de nosso caráter. Paulo Henrique, meu filho, conviveu pouco tempo com seu avô, mesmo estando longe, mas, soube aproveitar, uma vez que em seus últimos anos de vida, o avô descobriu a importância de estar mais próximo do neto. Ana Cláudia, minha filha, conviveu por pouco tempo com o avô, mas, também saboreou a alegria deste convívio.

      Ultimamente, por estar ligado ao Jornal O Tempo e ao jornalista Aldo Azedo, constantemente este menciona o nome de meu pai, uma vez que as seções da Câmara Municipal de Vereadores de Capinzal, SC, devido a sua reforma, realizam-se no auditório do SINDICADEZAL que tem o nome de ‘Brenno José Toaldo’.

     Honrar pai e mãe nos leva a valorizar os nossos antepassados, ou seja, quem nos proporcionou estar neste mundo, essa gratidão deve fazer parte de nossa espiritualidade e nos estimular a evoluir. Infelizmente, quantas são as histórias relacionadas ao comportamento dos pais e seus filhos que acabam sendo conturbadas, por várias circunstâncias que levam a traumas, mágoas, depressão e tantos outros males.

      Os temas relacionados com famílias e, sobretudo aos pais, podem levar a polêmicas e angústias, entretanto, mesmo que para alguns apresente aspecto negativo, eles precisam ser abordados. A experiência pessoal, especialmente com meu pai, não foi composta somente de flores, contudo, atualmente busco compreender alguns de seus deslizes, pois iniciei estudos em uma concepção espiritual que tem contribuído para minha lenta e gradual evolução.

      Sendo assim, amigo leitor, a valorização da espiritualidade em nossas vidas é algo fantástico e nos lapida. Focar nossa conduta nos ensinamentos de Jesus e nos Dez Mandamentos como normativas para promover nossa ‘reforma íntima’, proporciona disciplina diária e atrai proteção espiritual que nos afasta das sugestões de espíritos obsessores.

      Honrar pai e mãe, encarnados ou desencarnados é uma das formas de ter progresso espiritual e evitar sofrimento existencial! Não perca a oportunidade e a chance de demonstrar seu carinho e gratidão para com seus pais!

     Pense nisto!

     Até o próximo!     

É BOM SABER... Anterior

É BOM SABER...

O BRASIL DE ONTEM E SEUS DESAFIOS ATUAIS – IV Próximo

O BRASIL DE ONTEM E SEUS DESAFIOS ATUAIS – IV

Deixe seu comentário