logo RCN
Vacinação em SC:

Estado começa a distribuir doses para reforço em pessoas com alto grau de imunossupressão

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom/Estado começa a distribuir doses para reforço em pessoas com alto grau de imunossupressão



Santa Catarina vai enviar na próxima segunda-feira, 20 de 33.714 doses da vacina Pfizer às 17 Unidades Descentralizadas de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (UDVEs).


Elas serão usadas para o início da aplicação da dose de reforço nas pessoas com alto grau de imunossupressão, com esquema vacinal completo a mais de 28 dias.

:: Confira aqui a tabela de distribuição de doses e as informações às secretarias municipais de saúde

http://dive.sc.gov.br/notas-tecnicas/docs/NT052.pdf 


São consideradas pessoas com alto grau de imunossupressão aquelas enquadradas nas seguintes condições: imunodeficiência primária grave; quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV / Aids com CD4 <200 céls / mm3; pessoas que fazem uso de corticoides em doses ?20 mg / dia de prednisona, ou equivalente, por ?14 dias; pessoas que fazem uso de drogas modificadoras da resposta imune (anexo 2); pacientes em hemodiálise; pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Segunda dose

Nesta distribuição também serão relacionados às UDVEs 248.555 doses da vacina contra a Covid-19 para aplicação da segunda dose, sendo 28.050 da Coronavac; 128.700 doses da Pfizer; e 91.805 doses da AstraZeneca.

As doses da Pfizer devem ser usadas para completar os esquemas vacinais das pessoas que receberam a primeira dose (D1) há pelo menos 8 semanas, conforme deliberação da CIB aprovada em reunião extraordinária no último dia 16, que antecipou a aplicação da segunda dose de 12 para 8 semanas.

O diretor da Dive, João Augusto Brancher Caralho, ressalta que as vacinas encaminhadas para aplicação da segunda dose devem ser utilizadas, exclusivamente, para este fim. "A utilização indevida dessas doses como a primeira dose pode acarretar prejuízos para uma população, pois pode haver falta de doses no futuro para completar os esquemas vacinais", explica o diretor.

A distribuição das doses para as utilizadas como D1 e D2 começa às 8h. As doses das centrais da Grande Florianópolis, Blumenau, Itajaí, Tubarão, Criciúma, Araranguá, Jaraguá do Sul, Joinville, Mafra, Lages e Rio do Sul serão realizadas via terrestre. Já como doses das centrais São Miguel do Oeste, Chapecó, Xanxerê, Concórdia, Videira e Joaçaba serão transportadas pelo avião do Corpo de Bombeiros Militar.


Amanda mariano

Bruna Matos

Patrícia Pozzo

NUCOM - Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Mergulho)

Secretaria de Estado da Saúdewww.dive.sc.gov.br

www.instagram.com/divesantacatarina

www.facebook.com/divesantacatarina

 

Anterior

Com mais de 1200 inscritos, Feira Gera Online supera as expectativas

Próximo

Coronavírus em SC:

Deixe seu comentário