Zortéa sedia reunião de alinhamentos esportivos para o ano de 2026 |
EQUIPE DE GESTORES DE PIRATUBA, VISITA CANTEIRO DE OBRAS DE PEQUENA HIDRELÉTRICA, EM CONSTRUÇÃO NO RIO DO PEIXE.
Implantação de unidade geradora entre as comunidades de São Carlos, em Lacerdópolis e Barra do Leão, em Campos Novos, foi conhecida pelo prefeito em exercício Vanderlei Weber.
Por: Imprensa Oficial Piratuba
A visita aconteceu nesta quarta-feira (06), ao canteiro de obras da Pequena Central Hidrelétrica - (PCH) São Carlos no Rio do Peixe, entre as comunidades de São Carlos, em Lacerdópolis e Barra do Leão, em Campos Novos.
A equipe de gestores públicos de Piratuba, liderada pelo prefeito em Exercício, Vanderlei Weber, contando com o secretário de Obras, Jaison Martinazzo, o secretário de Agricultura, Leandro Borges da Silva e os vereadores Luiz Gomes, Gelci Terezinha de Souza e o legislador Evelasio Vieira, presidente do Legislativo, foram recebidos pelos diretores do empreendimento.
Os empreendedores Vilson Testa e Edson Baldissera, acompanharam o deslocamento do grupo ao longo dos pontos de visitação no canteiro, que contou com a orientação do engenheiro civil Rafael Lehmann.
A visitação percorreu setores como o emboque, área da barragem principal, casa de força e salas de controle, o que deu uma visão geral aos gestores, sobre as etapas de construção de uma PCH.
O convite para a vistoria ao cenário de obras, que partiu dos diretores com a finalidade de apresentar aos gestores públicos uma prévia de como serão conduzias as etapas de execução de uma PCH, projetada para o rio do Peixe, entre Piratuba e Ipira.
Ao final do encontro, o convidados foram colocados em contato com o engenheiro Arnaldo Ribeiro, que é o administrador da obra, executada pela Fraga Construções e Projetos, de Braço do Norte, SC, contratada pela São Carlos Energia Ltda, com sede em Xanxerê.
Para as obras que integram os municípios de Piratuba e Ipira, a empreiteira acredita que pelo menos 180 empregos diretos sejam gerados ao longo das múltiplas etapas da obra.
Para o prefeito em exercício, Vanderlei Weber, a construção da PCH, em Piratuba, é uma oportunidade singular para a entrada definitiva do município na geração de energia limpa, já que a maior hidrelétrica do estado encontra-se sediada em Piratuba, e em breve o maior parque fotovoltaico do Sul, será inaugurado na Capital Turística.
O empreendimento
A PCH São Carlos terá uma barragem com face em concreto de cinco (05), metros de altura e comportas basculantes de três (03), metros de altura, com barramento de oito (08), metros.
A obra é composta por vertedouro na região central do barramento, tomada de água, túnel de adução, casa de força adicional no barramento, chaminé de equilíbrio, condutos forçados, casa de força principal e canal de fuga.
A potência instalada está projetada para 15.200 kW, com geração de energia assegurada 8.340 kW e a área do reservatório, incluindo a calha do rio, com 14,60 ha. A obra está orçada em cerca R$ 81 milhões.
O prazo para execução é de 17 meses com previsão de entrega para 2022.
Deixe seu comentário