logo RCN
O TEMPO jornal de fato

Educação: esquerda e direita

Prof. Evandro Ricardo Guindani Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Você é de esquerda ou de direita? Já ouvi essa pergunta várias vezes. A pessoa que pergunta geralmente passa a ideia de que sabe tudo sobre isso, mas quando começamos a conversar é possivel perceber que ela apenas se informou no WhatsApp, Facebook, e YouTube. Infelizmente o campo da opinião política, algo tão importante para nossa vida foi tomado por desinformação, fanatismo e cegueira total. Por isso o objetivo desses artigos que venho escrevendo ao longo de alguns dias sobre as diferenças entre esquerda e direita. Precisamos sair do debate fanático para a realidae, para os fatos.

Conhecendo bem a história e a realidade socioeconomica do nosso país, de cara já percebemos do que ele mais precisa. Um país que ocupa os primeiros lugares no ranking econômico. Em 2024 o Brasil voltou a ocupar a 8ª posição no ranking das maiores economias do mundo, com um PIB de 2,17 trilhões de dólares. Por outro lado quando o assunto é desigualdade social, o Brasil ocupa a 14ª posição, ficando ao lado de países como Congo.

Esses dados contraditórios explicam e revelam que políticos precisamos apoiar, mais à esquerda ou mais à direita. Não vou falar nada e deixar você chegar às conclusões. Num país com a alta concentração de renda, o que ocorre? Pessoas com mais dinheiro conseguem se dar melhor, tem melhores condiçoes de competir. Um empreendedor que possui 5 mil reais para começar seu negócio possui menos chance de se dar bem do que alguem que possui 100 mil reais, isso é realidade, fato, e não ideologia.

Um governo mais à esquerda tem consciência disso, e com base em dados estatísticos e lógicos e não em ideologia, começa a promover políticas de compensação aos mais fracos, para que consigam competir com aqueles que herdam melhores condições de suas famílias. No campo educacional por exemplo, são criadas cotas para alunos de escolas públicas, pobres, pretos, indígenas. Estes são aqueles que geralmente herdam uma condição financeira pior do que um aluno de escola privada, branco. Isso não é ideologia, isso é dado estatístico. Basta voce se debruçar sobre dados e livros. 

Um governo mais à direita, ou extrema direita vai continuar dizendo que cada um consegue, basta lutar e trabalhar, que todos possuem as mesmas condições para conseguir atingir seus sonhos. É uma balela. Se estou numa corrida e consigo comprar uma Ferrari, com certeza terei mais condições de vencer em relação a alguem que consegue apenas comprar uma bicicleta. Então dá licença né! Sem papinho ideológico! Questão de esquerda e direita na polítca nao se discute em redes sociais mas sim nos dados objetivos dos números, das pesquisas e da realidade.

EXPECTATIVA NOS PLANOS DE GOVERNOS PARA A EXECUÇÃO ANO 2025 A 2028 Anterior

EXPECTATIVA NOS PLANOS DE GOVERNOS PARA A EXECUÇÃO ANO 2025 A 2028

LIVRO, PARA SEMPRE Próximo

LIVRO, PARA SEMPRE

Deixe seu comentário