logo RCN

Educação e isolamento social: como incentivar o contato das crianças com a natureza durante a quarentena

Paula Mendonça, assessora pedagógica do programa Criança e Natureza, participa de live sobre o tema no dia 28 de maio

Estimular ideias criativas para promover experiências para a convivência das crianças com a natureza, enquanto famílias e educadores vivenciam os desafios desse período de isolamento pode ser uma boa oportunidade pedagógica. A escola tem papel estratégico para desenvolver propostas educativas e integradoras no território e na natureza, mas o que fazer e como estimular essa experiência dentro de casa? Para falar sobre o tema, Paula Mendonça, assessora pedagógica do programa Criança e Natureza, do Instituto Alana, participa da próxima live do Conviva Educação , que será transmitida ao vivo pelo Facebook , no dia 28 de maio (5ª-feira), às 11h

A pauta da conversa inclui dicas sobre como manter a relação das crianças com a natureza enquanto estiverem dentro de casa, reflexões sobre as desigualdades no campo da educação e as perspectivas e possibilidades para o retorno às aulas. Além disso, a pedagoga irá destacar a importância de ouvir as crianças como forma de entender seus anseios e desejos, bem como perceber como elas estão vivenciando o presente. Para isso, dará dicas de atividades que podem encorajar os pequenos a falarem como se sentem, do que sentem falta da rotina normal, por exemplo.

"De modo geral, temos todos muito mais perguntas do que respostas. Mas há algo que não muda: uma boa proposta educativa é aquela que se relaciona com seu contexto e realidade, gerando aprendizados significativos. Reconhecer as limitações do momento e, a partir delas, criar possibilidades de aprendizagem é o desafio que está posto a todos nós", ressalta Mendonça.

As sugestões que serão apresentadas durante a live são parte de uma lista de conteúdos disponíveis no site do programa Criança e Natureza, que reúne outros textos, vídeos, artigos e reportagens para auxiliar professores e professoras em tempos de quarentena.

Sobre o Instituto Alana

O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão "honrar a criança".

Belisa Barga / Elisabete Machado / Juliana Oliveira / Myrian Vallone 

Cassiano presta serviço voluntário Anterior

Cassiano presta serviço voluntário

ESCOLA RURAL DE PIRATUBA MELHORA SISTEMA DE ILUMINAÇÃO COM APOIO VOLUNTARIADO Próximo

ESCOLA RURAL DE PIRATUBA MELHORA SISTEMA DE ILUMINAÇÃO COM APOIO VOLUNTARIADO

Deixe seu comentário