logo RCN

Deputada Paulinha defende a criação de um Departamento de Proteção Animal vinculado à Secretaria Estadual de Saúde

  • Valquiria Guimarães / Assessoria de Comunicação / Deputada Paulinha - Deputada Paulinha sem partido



Dez dias depois do II Encontro Anual de Líderes, liderado pelo Movimento # Juntos, coordenado pela deputada Paulinha e prefeito Paulinho, que aconteceu em Canelinhas e reuniu mais de 700 lideranças catarinenses, uma pauta abraçada pela parlamentar está sendo acolhida pelo Governador Carlos Moisés.

Na ocasião, a deputada Paulinha entregou em mãos ao governador um documento assinado por mais de 40 ativistas da proteção animal catarinense, solicitando o apoio do Governo do Estado na criação de um programa efetivo para a adoção de políticas públicas dessa causa.

Entre os encaminhamentos enumerados no documento está justamente à criação emergente de um Departamento de Proteção Animal vinculado à Secretaria Estadual de Saúde e que possa por meio dela promover uma política intersetorial, envolvendo os setores de segurança, meio ambiente e vigilância sanitária. Além disso, foi pleiteado o recurso orçamentário ao menos na ordem de R $ 5 milhões. "Para que ainda possamos iniciar campanhas de castração e chipagem em massa nas comunidades mais carentes, tendo como intermediador dessas políticas os municípios que desejarem aderir ao programa", disse a parlamentar.

"Sabemos que o Governador protege animais de rua e é sensível à causa. Nosso gabinete foi procurado por vereadores e líderes da proteção animal com o propósito de trazer sugestões para a construção de uma política de proteção animal para o Estado de Santa Catarina, haja vista que hoje nós não temos programas definidos nesse sentido ", comentou Paulinha.

A promoção de campanhas publicitárias de conscientização nas escolas e na sociedade, como forma de orientar o cidadão catarinense quanto à questão de maus tratos e adoção responsável foi outro pleito solicitado.

Por fim, foi pedido a criação de um protocolo único no estado para o atendimento de denúncias de maus tratos feitos pelo 190, bem como construir com comando do PMSC um POP (Procedimento Operacional Padrão), um exemplo do POP que existe para outras ocorrências, procedimentos de atendimento às ocorrências igualmente executadas pelas Polícias Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal, além de promover capacitações e campanhas de conscientização dos envolvidos.

Demais sugestões gostaríamos de encaminhar tão logo tivermos o departamento criado, para que então, instituir um Conselho Estadual de Proteção Animal e outras políticas correlatas ", informa a parlamentar comentando que a Casa Civil já inicia estudos para atender esse pleito.

Valquiria Guimarães - Assessoria de Comunicação - Deputada Paulinha


Anterior

BRF LANÇA PRIMEIRO FRANGO USINA BASE CARBONO NEUTRO DO MERCADO BRASILEIRO

Projeto para pavimentação asfáltica entre Tunápolis e Itapiranga é protocolado na SEI Próximo

Projeto para pavimentação asfáltica entre Tunápolis e Itapiranga é protocolado na SEI

Deixe seu comentário