logo RCN

Criatividade e uso ferramentas tecnológicas marcam as aulas da Unoesc durante a quarentena

O momento é de isolamento social, ficar em casa pelo bem da maioria, mas estar com as aulas presenciais suspensas não significa que os alunos da Unoesc não estão aprendendo. Neste momento, as aulas são mediadas pela tecnologia e não fica só nisso, são ministradas pelos professores com uma boa dose de criatividade. 

Em uma das aulas da 7ª fase do curso de Direito, no dia de uma revisão de assuntos e de aplicar exercícios para a fixação dos conteúdos, os alunos foram surpreendidos. Ao ligar o computador, encontraram o professor usando uma máscara descartável (fazendo alusão à necessidade desse tipo de proteção durante a pandemia), peruca e óculos de plástico. No ambiente, uma trilha sonora. Isso tudo com o objetivo de chamar a atenção do acadêmico demonstrando que aquele seria um momento de divertido de aprendizado. Na sequência, a aposta na tecnologia, com a utilização das ferramentas on-line disponibilizadas pela Unoesc, materiais demonstrados em programas utilizados pelo professor e a aplicação de testes rápidos, tudo via webconferência, tiveram como resultado a participação maciça dos acadêmicos. Ao final, os parabéns para todos que participaram e um ponto a mais para a internet, que tem sido capaz de proporcionar muita interatividade. 

Já, nas aulas de Cálculo I, do curso de Engenharia de Produção, aplicar as fórmulas e resolver questões continua sendo possível. Para isso, esta sendo disponibilizado todo o material didático no portal de ensino (Educare), parte teórica, exercícios e vídeo-aulas relacionadas ao tema. São indicadas leituras do conteúdo teórico e na hora da aula on-line, que ocorre por webconferência, a teoria é discutida e ocorre a resolução de problemas teórico-práticos. Todos interagem por meio do chat, colocando suas soluções propostas ou fazendo perguntas. Após isso, a aula fica gravada e, é possível ainda, consultar os gabaritos das situações problemas que foram trabalhadas nos estudos futuros. Se os acadêmicos continua com dúvidas, chamam no grupo do WhatsApp e ali, além do professor, os demais colegas seguem compartilhando conhecimentos. 

Nos cursos com aulas dinâmicas como é o caso de Educação Física, de fato, algumas atividades práticas, precisaram dar um tempo, mas, ainda há muitos elementos do curso que estão sendo ser trabalhados e para isso, os professores têm se adaptado e se reinventado. Nas aulas do Componente Curricular de Recreação e Lazer, por exemplo, discute-se os aspectos teóricos dos jogos e também a construção de pequenos brinquedos, planejamento e organização de circuitos, realização de brincadeiras relaxantes que podem ser aplicadas a crianças. Por meio da vídeo-aula, os acadêmicos conseguem acompanhar a explicação e ainda demonstram o que produziram sem sair de casa. 

- As possibilidades são muitas: complementação com fóruns de discussão (onde acontece a interação), postagem de trabalhos, disponibilização de material para leitura com os respectivos roteiros, vídeos demonstrando atividades práticas, quiz on-line, utilização de ferramentas e aplicativos para o desenvolvimento de sala de aula invertida e ainda, a criação de grupos, onde os estudantes podem trabalhar em separado e depois na sala de aula mediada por tecnologia, apresentar suas produções. Os docentes têm se empenhado ao máximo para que este momento transcorra da melhor forma possível - ressaltou a professora Elisabeth Baretta, ao comentar como os professores têm se adaptado à nova rotina, da mesma forma que observam o comprometimento dos estudantes na participação das atividades acadêmicas. 


Alessandra de Barros

Assessoria de Imprensa

Marketing e Comunicação Unoesc Joaçaba


Anterior

Joaçaba confirma três casos de Coronavírus: Prefeitura alerta sobre a importância de medidas de prevenção

Monitoria da Comissão de Pele do curso de enfermagem cria canal informativo no Instagram Próximo

Monitoria da Comissão de Pele do curso de enfermagem cria canal informativo no Instagram

Deixe seu comentário