Zortéa sedia reunião de alinhamentos esportivos para o ano de 2026 |
Coronavírus em SC: municípios podem iniciar a aplicação da segunda dose de reforço em idosos com 80 anos ou mais
Em Capinzal, Ade foi o primeiro a tomar a quarta dose da vacina
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto legenda: Ade além do que desempenhou como funcionário público, também diante de entidades e associações, foi o primeiro a se vacinar com a segunda dose de reforço contra Coronavírus em Capinzal, sendo um bom exemplo na tentativa de dar um basta a dita pandemia.
Está autorizada a aplicação da segunda dose de reforço nos idosos com 80 anos ou mais pela Secretaria da Saúde do Governo de Santa Catarina. A recomendação do Ministério da Saúde foi aprovada àqueles que tomaram a primeira dose de reforço há quatro meses ou mais e são idosos com 80 anos ou mais.
Neste mês de março, a equipe da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) se reuniu com as Regionais de Saúde para as orientações do início da aplicação desta segunda dose de reforço. Ela deverá ser realizada com as vacinas Pfizer, Janssen ou AstraZeneca, independentemente da dose utilizada anteriormente.
De acordo com o Ministério da Saúde, a aplicação da segunda dose de reforço é importante para a proteção dos idosos contra a Covid-19, tendo em vista que estudos apontam a diminuição da efetividade das vacinas neste público, a partir de 3 a 4 meses depois da aplicação.
A cobertura vacinal com a primeira dose de reforço no estado de Santa Catarina ainda é baixa. Levando em consideração todos os adultos com 18 anos ou mais, a cobertura está em 38,4%; na população acima de 60 anos, em 73,49%; e, nos idosos com 80 anos ou mais, público que deve tomar a segunda dose de reforço neste momento, a cobertura da primeira dose de reforço está em 75%, também abaixo do recomendado que é de, pelo menos, 85%.
Sendo assim, neste momento, a prioridade ainda é pela aplicação da primeira dose de reforço. No entanto, aqueles municípios que tiverem doses disponíveis para aplicação da segunda dose de reforço, já podem iniciar a aplicação nos idosos com 80 anos ou mais que tenham tomado a primeira dose de reforço há mais de quatro meses.
Importância do segundo reforço
Estudos recentes desenvolvidos em Israel demonstraram que, após a aplicação de uma segunda dose de reforço, houve aumento de cinco vezes nos títulos de anticorpos após uma semana. É importante, portanto, que idosos fiquem atentos ao calendário vacinal e se vacinem após o intervalo entre a última dose e a do reforço.
Atualmente, em SC, mais de 111 mil de idosos com 80 anos ou mais já tomaram a primeira dose de reforço. As cidades que mais vacinaram essa faixa etária (por população estimada) são: Macieira, Vargem Bonita, Arvoredo, Santiago do Sul, Antônio Carlos, Marema, Princesa, Erval Velho, Rancho Queimado, Xavantina e Chapadão do Lageado.
Consulte o Vacinômetro do Estado, disponível no site http://www.coronavirus.sc.gov.br/
Andrey Lehnemann
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde - SES
Site: http://www.coronavirus.sc.gov.br/
ADEMAR ZOCOLI (Ade) é casado com Maria Aparecida Zocoli, com a qual tem três filhos: Carlos Adriano (vereador), Jean Fábio e Cinthia Maria, sendo que o mesmo se aposentou no serviço público.
Ele trabalhou na Administração Municipal no período de 1977 a 1988, tendo atuado na função de encarregado e coordenador de Serviços Urbanos, diretor de Administração e Finanças, diretor de Serviços viários, secretário de Transportes e Obras e coordenador de Pessoas e Patrimônio, inclusive, atuou nos anos de 1993 a 1995, e em 1999, no cargo de diretor de Ensino.
Ade teve atuação nas entidades sociais, em especial, foi sócio fundador do Lions Club de Capinzal em 16/05/1992, tendo sido eleito o primeiro presidente para o biênio de 1992 / 1993. A atuação no Lions Clube de Capinzal e Ouro se expandiu em nível regional, estadual e federal, ao ser eleito primeiro de Capinzal a função de Governador para o biênio de 1998 / 1999. Ainda, foi presidente do Arabutã Futebol Clube por dois anos, diretor da Apae, do Clube da Colina e da Associação Amigos de Capinzal.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Ele trabalhou na Administração Municipal no período de 1977 a 1988, tendo atuado na função de encarregado e coordenador de Serviços Urbanos, diretor de Administração e Finanças, diretor de Serviços viários, secretário de Transportes e Obras e coordenador de Pessoas e Patrimônio, inclusive, atuou nos anos de 1993 a 1995, e em 1999, no cargo de diretor de Ensino.
Deixe seu comentário