Capinzal 77 anos: no aniversário, município ganha presente para a Saúde |
Conselho de Alimentação Escolar (CAE) visitou a visita técnica a unidades escolares e da agricultura familiar que fornece alimentos para a Alimentação Escolar
-
Imprensa Prefeitura de Capinzal - Na oportunidade, os membros aplicaram um checklist que verifica alguns itens principais, tais como: higiene pessoal dos manipuladores, do ambiente, dos alimentos; o armazenamento, preparo e distribuição das refeições, além do controle de refeições.
O Conselho de Alimentação Escolar é fundamental para a execução do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), pois além do seu papel de fiscalizar, tem uma função de acompanhamento desde a aquisição dos alimentos até a sua distribuição aos alunos, garantindo que o objetivo do programa seja alcançado.
Seguindo o cronograma de visitas técnicas, os conselheiros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), juntamente com a nutricionista Alessandra Weber, estiveram no dia 27 de outubro, no CMEI Fada Madrinha e Escola Municipal Ernesto Hachmann.
Na oportunidade, os membros aplicaram um checklist que verifica alguns itens principais, tais como: higiene pessoal dos manipuladores, do ambiente, dos alimentos; o armazenamento, preparo e distribuição das refeições, além do controle de refeições.
Os conselheiros têm a oportunidade de acompanhar a preparação e distribuição das refeições nas unidades escolares visitadas.
Após a visita às unidades escolares, os membros tiveram a oportunidade de conhecer a propriedade do Sr. Claudemir Peri, que além de ser membro do CAE produtos para a alimentação escolar, como: repolho, cenoura, beterraba, couve-flor, brócolis, alfaces, salsa, cebolinha, chás entre outros.
Ressalta-se ainda que todos esses produtos encontrados pelo Sr. Peri são obtidos sem o uso de qualquer agrotóxico ou adubo químico.
Segundo a Nutricionista, é fundamental que os conselheiros conheçam as cozinhas, os estoques e os refeitórios das escolas para avaliar as preparações das refeições e o necessário dos mesmos aos alunos.
O trabalho in loco permite que eles questionem os alunos estão corrigidos com a alimentação escolar e observem outras falhas que podem prejudicar o bom andamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar.
Além disso, conhecer uma propriedade e saber qual a origem e a qualidade destes alimentos é de importância fundamental para o CAE e também para a execução do programa.
Imprensa Prefeitura de Capinzal
Deixe seu comentário