logo RCN

Comissão de Justiça aprova projeto de Carmen que obriga a notificação imediata de diagnósticos de Covid-19

  • - Deputada federal catarinense Carmen Zanotto (Cidadania/SC)

A Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania da Câmara (CCJC) aprovou, nesta terça-feira (6), o projeto de lei 1622/20, de autoria da deputada Carmen Zanotto, que determina às autoridades de saúde a fazerem a notificação compulsória e imediata dos casos suspeitos e confirmados de Covid-19 e de síndrome respiratória aguda.

O projeto (PL 1622/20) tramita em regime de urgência e, portanto, pode ser votado em Plenário a qualquer momento.

 "A transparência de dados detalhados é dever das autoridades públicas de saúde, que precisam prestar contas à sociedade. É um direito de todos os brasileiros serem informados", afirma a deputada federal Carmen Zanotto.

Pela proposta, a não obediência à medida poderá implicar responsabilização civil, administrativa e criminal, além de outras providências previstas no Código Penal.

De acordo com o projeto, as notificações compulsórias deverão seguir os protocolos de transparência e ser apresentadas ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cieves), independentemente de onde tenha ocorrido o atendimento - ou seja, em qualquer unidade de saúde pública ou privada.

O texto altera a Lei 13.979/20, a chamada Lei Covid de enfrentamento da pandemia, que prevê o compartilhamento entre os governos federal, estadual, distrital e municipal de dados essenciais à identificação de pessoas infectadas ou com suspeita de infecção pela Covid-19.


No Dia Mundial da Saúde, Saretta lamenta que registros de óbitos superem os de nascimentos Anterior

No Dia Mundial da Saúde, Saretta lamenta que registros de óbitos superem os de nascimentos

DEPUTADO BERLANDA COMEMORA NOVO DECRETO QUE FAVORECE O COMÉRCIO Próximo

DEPUTADO BERLANDA COMEMORA NOVO DECRETO QUE FAVORECE O COMÉRCIO

Deixe seu comentário