logo RCN

Chapecó 104 anos: o comércio faz parte desta história

Clóvis Afonso Spohr, presidente da CDL Chapecó

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

MB Comunicação Empresarial/Organizacional/Clóvis Spohr, presidente da CDL Chapecó.


Chegamos aos 104 anos com novas histórias para contar. Nos últimos 18 meses vivemos um cenário de incertezas que nos obrigou a tomar decisões rápidas, tanto no aspecto de prevenção e cuidado à saúde, quanto nas questões econômicas. Foi preciso testar nossa capacidade de nos reinventarmos em pouco tempo e, hoje, percebemos o quanto somos fortes e capazes de superar adversidades por mais complicadas que sejam.

Aliás, capacidade para driblar dificuldades, buscar soluções e inovar é algo que está no DNA dos chapecoenses. Desde que o município foi fundado tivemos lideranças públicas que transformaram a cidade, dinamizaram a economia e foram essenciais para desenvolver todos os segmentos de forma extraordinária. Essa grandeza, desenvoltura e competência são motivos de orgulho para todo cidadão chapecoense que também é engajado e comprometido com o desenvolvimento local. Quando falo em competência me reporto não só às administrações públicas, mas a toda sociedade civil muito bem organizada que, independentemente de qualquer contratempo, sempre esteve unida e se dedicou de forma muito responsável e com critérios éticos acima de tudo.

É por tudo isso que hoje somos referência na educação, na agroindústria, na saúde, no turismo de negócios, no comércio, na inovação e na tecnologia. Contamos com todos os segmentos fortemente representados e não precisamos sair de Chapecó para buscarmos qualquer serviço, fazermos qualquer compra ou conhecermos qualquer tipo de tecnologia. Todo esse dinamismo nos dá o conforto de vivermos em uma cidade muito bem pautada e indiscutivelmente desenvolvida.

A CDL acompanhou de perto esse progresso, desde os 50 anos de emancipação do município em 1957, quando 24 empresários se uniram e criaram a entidade com o propósito de desenvolver, incentivar e fortalecer o nosso comércio e de contribuir com todos os demais setores. Hoje somos mais de 1.700 associados e continuaremos honrando nosso compromisso com a cidade e seu povo pelos próximos centenários.

Essa trajetória nos faz sentir um orgulho imenso quando enxergarmos um futuro promissor ao mirarmos o horizonte. Pensar o comércio para daqui 15 anos, por exemplo, é no mínimo um exercício de futurologia, sobretudo, pelo contexto de pandemia dos últimos 18 meses. Se retornarmos ao no final de 2019, a expectativa na época era de retomada da economia, com uma tendência de muito crescimento ao longo de 2020, nos mais diversos setores. Esperava-se uma média de crescimento muito acima dos anos de 2018 e de 2019, considerando os diversos canais de vendas.

Em março de 2020, tudo o que esperávamos mudou radicalmente, seja para o lado positivo ou negativo da economia. Determinados setores cresceram exponencialmente, enquanto outros quase foram extintos ou estão agonizando até agora.

Essa década será marcada pelo avanço tecnológico e pela necessidade de adaptação dos atuais players do mercado. Nós percebemos que, independentemente de qualquer adversidade, a sociedade chapecoense já provou que sua capacidade de resiliência está acima de tudo. Por isso, parabenizamos a cidade e seguimos em frente com alegria felicidade por viver aqui! Parabéns chapecoenses por estes 104 anos!


MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Jornalista Responsável - Marcos A. Bedin - MTE SC 00085-JP


Anterior

ACIC: os desafios durante e pós-pandemia

Próximo

Inscrições para o Prêmio Fritz Müller se encerram na sexta-feira

Deixe seu comentário