logo RCN

Câmara de Vereadores de Capinzal aprova Projeto Legislativo

Denomina como Estrada Geral Daniel Lago acesso à localidade de Barro Preto




O Projeto de Lei Legislativo Nº 0012/2022, de autoria do vereador Jairo Luiz Hoffmann, denomina como Estrada Geral Daniel Lago a que dá acesso à comunidade de Barro Preto.
BIOGRAFIA - Daniel Lago, natural de Rio grande do Sul, nascido no dia 29 de janeiro de 1933, filho de Ricieri Lago e de Alexandrina Teles Lago.
Seu primeiro contrato de trabalho foi com a PAGNONCELLI HACHMANN S/A em 01/03/1969 na comunidade de Barro Preto, a onde trabalhou até 27/12/1971; em 12/01/1972 ingressou na empresa ZORTÉA BRANCHER S/A.
Em 16/02/1974 casou-se com a capinzalense Maria Isalina Bonato, com a qual residia na cidade de Zortéa, mas sua esposa veio a falecer em 16/12/1977, portanto, no ano de 1978 retornou a comunidade de Barro Preto em um novo contrato com a Empresa PAGNONCELLI HACHMANN S/A.
Em 17/03/1979 casou-se com Eva Jeni de Azeredo e Silva, onde em 25/06/1980 nasceu o seu primeiro filho Ricardo José lago e em 08/10/1981 nasceu o segundo filho, Paulo Roberto Lago. Daniel Lago sempre foi atuante e voluntário na Comunidade do Barro Preto. Ajudou a construir a Igreja Católica da comunidade, ajudou na construção do Sindicato dos Trabalhadores da Construção e do Mobiliário de Capinzal, onde era o sócio de nº 41; foi Presidente da APP da Escola Ernesto Hachmann; Foi responsável pelo Fusca do sindicato.
No ano de 1991 tirou sua habilitação já com 58 anos de idade, e, além do responsável pelo veículo, também era o motorista desse fusca.
Sua função era o transporte de pessoas doentes até Capinzal/SC ou até Joaçaba/SC, quando o combustível era bancado pela administração municipal e sua remuneração era custeada pela empresa HACHMANN.
Em 1993 ingressou na Prefeitura Municipal de Capinzal, como agente de serviços gerais, onde sua função era cuidar e zelar do patrimônio público (posto de saúde, Creche Fada Madrinha, pracinha, etc).
Além de cuidar do patrimônio o transporte ainda continuava com o veículo fusca, agora remunerado pela Prefeitura Municipal durante a semana e a noite e finais de semana prestava esse serviço de forma voluntária.
Foi aí que começou a história do Tio Nélo, já que a primeira muda de grama, a primeira flor ao redor desses espaços e nos canteiros da rua principal da comunidade foi providenciada por ele, e muitos doentes foram transportados por ele.
Daniel Lago sempre gostou da política. Admirava políticos como Dirceu Carneiro, Pedro Ivo
Campos, Paulo Macarini, Casildo Maldaner e outros, sempre citados em suas histórias e prozas. Era filiado desde 1992 ao PMDB do município.
No ano de 1994, Daniel Lago e Eva Jeni Lago se separaram. Assim, Tio Nélo ficou um tempo sozinho, depois conviveu com Adelina Mantovani.
Aposentou em 03/05/2000 e, depois, em 26/03/2003, passou a conviver em união estável com Maria Izabel Fagundes, na comunidade de Engenho Novo, até a data do seu falecimento, em 15 de maio de 2022.
Daniel Lago (Nelo, Tio Nélo, como muitos o chamavam), deixou 2 filhos, 4 netas e um neto por consideração, muitos afilhados e ainda um legado de amizades, de exemplo de viver em sociedade e de lembranças que, quem o conheceu, jamais serão esquecidas.
De autoria: Jairo Luiz Hoffmann, subscrito pelos demais vereadores Alexsandro Thomaz de Vargas, Almir João Gotardo, Dalva Luiza Dalcortivo, Enio José Paggi, Gilmar Junior da Silveira, Rafael Edgar Tonial, Tiago de Oliveira Luz e Valmor de Vargas.

Aldo Azevedo / jornalista



Vereador apresenta indicação à Prefeitura de Capinzal: Anterior

Vereador apresenta indicação à Prefeitura de Capinzal:

Último adeus ao eterno Midio Próximo

Último adeus ao eterno Midio

Deixe seu comentário