logo RCN

CADEIA PRODUTIVA DE LEITE DISCUTE ALTERNATIVAS PARA SETOR VOLTAR A SER COMPETITIVO



Em reunião realizada na terça-feira (26/07), na Presidência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, o deputado estadual Nilso Berlanda (PL), membro da Bancada do Oeste, juntamente com outros quatro deputados, recebeu os representantes do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados de Santa Catarina - Sindileite. A discussão girou em torno das dificuldades fiscal e tributária que gera desigualdade em relação aos produtores de leite de outros estados. Mesmo com todas as dificuldades, Santa Catarina é o 4º maior produtor de leite do Brasil, mais de 30 mil famílias vivem dessa atividade e conseguem entregar um produto de qualidade.
"É preciso incentivar o setor para que eles sejam competitivos perante os outros estados. Essa cadeia produtiva tem sofrido muito nos últimos anos, amargando prejuízos e mais prejuízos. Fui informado aqui pelo Sindileite que já chega a 5% ao ano o número de famílias que desistem da produção de leite em SC. É triste ver as famílias tendo que desistir do seu "ganha pão" por falta de preço para competir no mercado", lamenta o deputado Berlanda, que tem atuado pela redução de impostos e adequação de valores do ICMS.
Durante a reunião foi sugerida a criação de um Grupo de Trabalho para apresentar uma proposta à Secretaria do Estado da Fazenda e assim buscar a redução de impostos, o oferecimento de incentivos, para que a cadeia produtiva catarinense do leite possa ser mais competitiva frente aos demais estados que vendem leite em Santa Catarina. "Vamos agilizar este Grupo de Trabalho e nos unir, sem bandeiras partidárias, buscando o fortalecimento do setor e a competitividade desejada. Trabalhar por menos impostos e mais renda para os catarinenses", finaliza o deputado Berlanda.


VOLTANDO NO TEMPO Anterior

VOLTANDO NO TEMPO

PERDIGÃO ESTREIA TALK SHOW COM DANI CALABRESA NO GLOBOPLAY Próximo

PERDIGÃO ESTREIA TALK SHOW COM DANI CALABRESA NO GLOBOPLAY

Deixe seu comentário