logo RCN

Atividades do Circuito Regional de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da Unoesc obtém mais de 18 mil acessos

  • - Professor Aristides Cimadon durante sua participação na abertura do evento

A Pandemia do Coronavírus exigiu que os eventos acadêmicos fossem adaptados para o mundo virtual e, o mais recente deles, o "Circuito Regional de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento" realizado pela Unoesc, entre os dias 19 e 23 de outubro, foi sucesso de público e de trabalhos científicos apresentados.

O evento on-line, aberto a toda a comunidade de forma gratuita, teve como tema: "Inteligência artificial: a Nova Fronteira da Ciência Brasileira" e apresentou os resultados dos projetos de Iniciação Científica (IC), Iniciação Tecnológica (IT), projetos e programas de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária, ações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Residência Pedagógica, dos Programas de Pós-graduação lato sensu e stricto sensu. A visualização dos trabalhos, palestras e interações nas salas virtuais somaram mais de 18 mil acessos.

A abertura do Circuito aconteceu na segunda-feira (19). A live foi transmitida pelo canal da Unoesc no YouTube. Além das falas do reitor da Unoesc, professor Aristides Cimadon, da Pró-reitora de Graduação, professora Lindamir Secchi Gadler e do coordenador geral de pesquisa, pós-graduação, extensão e inovação, Jovani Antonio Steffani, o evento contou com a palestra do CEO do Valle Innovation Founder da Valle Innovation, Fernando Figueiredo, que falou sobre o ecossistema de inovação no Vale do Silício. Na sequência, o PhD na área de Ciências da Computação Giancarlo Dondoni Salton, falou sobre inteligência artificial e a Pesquisadora na área de Microbiologia Aplicada, Maria Vitória Valoto contou sobre suas descobertas científicas e como a educação mudou sua vida.

Nos dias 19 e 20 foram apresentadas as pesquisas do PIBIC e PIBITI ao CNPQ, e de 21 a 23 de outubro a apresentação de trabalhos nos campi. O evento congregou um resultado histórico de trabalhos submetidos e aprovados. Foram socializadas 496 atividades de Pesquisa, 455 de Ensino e 74 de Extensão, totalizando 1025 trabalhos submetidos por acadêmicos, professores, diplomados e pesquisadores da Unoesc.

Na sexta-feira aconteceu o encerramento do evento com as palestras do engenheiro de computação Felipe André Zeiser, que falou sobre os impactos da Iniciação Científica na formação acadêmica e profissional e do professor Tiago Zonta falando sobre Mentoria, Pesquisa, tecnologias e mercado de trabalho. Por fim, a professora doutora Sayonara de Fátima Teston, reforçou o necessário equilíbrio entre a vida pessoal, acadêmica e profissional, como condição de uma vida saudável e realizada diante das múltiplas faces e exigências da vida.

- A Unoesc, a comunidade acadêmica e a nossa região agradecem ao CNPq, CAPES, Fapesc, Uniedu, Finep, Prouni e ao Sistema Acafe pelos recursos que potencializam a pesquisa - afirmou o Reitor da Unoesc, professor Aristides Cimadon.

O coordenador geral de pesquisa, pós-graduação, extensão e inovação, da Unoesc, professor Jovani Antonio Steffani destacou:

- A pesquisa é inegavelmente a base do desenvolvimento e a força motriz de qualquer nação, cujos resultados estão presentes em todos os momentos das nossas vidas afirmou - Jovani.

Já o professor diretor de graduação da Unoesc Chapecó, Celso Paulo Costa que atuou na organização do Circuito Regional, comentou que o formato on-line marcou uma nova dinâmica do evento que, até então, era presencial.

- Tivemos muito êxito na disseminação da nossa produção científica e esperamos que além da divulgação do resultado, as pesquisas realizadas pela Unoesc possam impactar na qualidade de vida e desenvolvimento das regiões - finalizou o professor.



Alessandra de Barros

Assessoria de Imprensa

Marketing e Comunicação Unoesc Joaçaba


29 cursos da Unoesc recebem quatro estrelas na avaliação do Guia da Faculdade Anterior

29 cursos da Unoesc recebem quatro estrelas na avaliação do Guia da Faculdade

Coronavírus em SC: Matriz de risco atualizada mostra oito regiões em nível alto e oito, em grave Próximo

Coronavírus em SC: Matriz de risco atualizada mostra oito regiões em nível alto e oito, em grave

Deixe seu comentário