logo RCN
Poder Legislativo de Capinzal

Aprovado PL denomina trechos da Estrada Geral distrito de Alto Alegre, localidades de Lindemberg e Capitel Santo Antonio

Moção de Aplauso a estudante Laura de Oliveira Luz, autora do livro: 'Os Sonhos de Laura'.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Aprovado PL denomina trechos da Estrada Geral distrito de Alto Alegre, localidades de Lindemberg e Capitel Santo Antonio/Aprovado PL denomina trechos da Estrada Geral distrito de Alto Alegre, localidades de Lindemberg e Capitel Santo Antonio


A 36ª sessão plenária ordinária de terça-feira, 28 de setembro, às 18h30, realizada na Câmara de Vereadores Prefeito Irineu José Maestri e no Plenário Edgar Lancini, presidida por Rafael Edgar Tonial.

A mesa diretora é assim composta: presidente Rafael Edgar Tonial (PP), vice-presidente Alexsandro Thomaz de Vargas (PODE), 1º secretário Jairo Hofmann (PP) e 2ª secretária Dalva Luiza Dalcortivo (MDB). Demais vereadores: líder de governo Almir João Gotardo (MDB), Enio José Paggi (PP), Gilmar Jr. da Silveira (PL), Tiago de Oliveira Luz (PDT) e Valmor de Vargas (PSDB).

Leitura, aprovação e assinatura da Ata da 35ª Sessão Ordinária do dia 21 de setembro de 2021. Leitura das correspondências recebidas e expedidas.

Expediente sendo a leitura e encaminhamento as Comissões Permanentes:

PROJETO DE LEI Nº 0027, DE 27 DE SETEMBRO DE 2021, do Poder Executivo que dispõe sobre a criação do Sistema Municipal de Cultura e dá outras providências.

PROJETO DE LEI Nº 0028, DE 27 DE SETEMBRO DE 2021 do Poder Executivo que institui o Plano Municipal de Cultura, do Município de Capinzal - SC, e dá outras providências.

ORDEM DO DIA:

PROJETO DE LEI Nº 0025, DE 10 DE SETEMBRO DE 2021 (URGÊNCIA) do Poder Executivo que institui a "Semana do Idoso" no âmbito do Município de Capinzal - SC.

PROJETO DE LEI Nº 0020, DE 23 DE JULHO DE 2021 do Poder Executivo que dispõe sobre a política de desenvolvimento econômico, de incentivos fiscais e estímulos econômicos para a implantação e expansão de empreendimentos empresariais no Município de Capinzal.

PROJETO DE LEI LEGISLATIVO Nº 0007 / 2021DE autoria de Rafael Edgar Tonial; Tiago de Oliveira Luz; Alexsandro Thomaz de Vargas; Jairo Luiz Hoffmann; Enio José Paggi, o qual denomina trechos da Estrada Geral que dá acesso ao distrito de Alto Alegre, também como localidades de Lindemberg e Capitel Santo Antonio.

ERMINDO CAMPIONI, filho de Vicente João Campioni e Regina Moresco Campioni, nasceu em 07 de janeiro de 1949, no vizinho município de Ouro, onde residiu com seus pais e irmãos até a data de seu casamento com Teolides Dambrós, em 23 de outubro de 1976. Passou então a residir no município de Capinzal, no distrito de Alto Alegre, em uma propriedade que já pertencia a família Campioni. Com o passar dos anos, com muito trabalho, adquiriu mais terrenos, ampliando assim suas atividades. Nesta comunidade constituiu sua família e com sua esposa teve três filhos: Roseli, Jane e James. Como filho de agricultores, desde pequeno atuou nesta área, a qual se identificava e tinha grande paixão. Ermindo trabalhou com agricultura e pecuária e suas principais atividades eram o cultivo de grãos, suinocultura e bovinocultura, tanto de corte como de leite, que envolviam toda a família e em alguns momentos outras pessoas desta localidade. Ermindo foi um membro atuante na comunidade, onde fez parte da diretoria da Capela Senhor Bom Jesus. Um cidadão de bem, trabalhador que deixou como maior legado sua honestidade, generosidade e humildade. Cumpridor fiel de seus deveres para com seus semelhantes e com a comunidade. Infelizmente de maneira repentina nos deixou em 29 de abril de 2011, com apenas 62 anos de idade. Ficaram as saudades e as boas lembranças entre os entes queridos. Mesmo depois de sua partida seus familiares seguem trabalhando e contribuindo para o progresso e desenvolvimento do nosso município.

DONIVAL ROSA nascido em Criuva, no Estado do Rio Grande do Sul, no dia 9 de setembro de 1912, onde residiu com seus pais até o ano de 1926. A partir deste ano passaram a residir em SC, mais precisamente na Vila Lindemberg, que naquela época ainda pertencia ao município de Campos Novos. Donival morou com seus pais até o ano de 1934, quando casou-se com Maria Bazzi e constituíram uma família formada pelo casal e mais 11 (onze) filhos, sendo 10 (dez) de sangue e 1 (um) adotivo que são: Sadi (em memória), Eunice (em memória), Sauli, Eunir, Afonso, Eudete, Eli, Silvio, Sidnei, Simar e Ailtom. Donival era um homem simples, humilde, batalhador e sempre prezando pelos bons costumes da família e da vida em comunidade. Desde muito cedo ingressou em trabalhos a favor da comunidade, pois todos os seus 11 filhos estudaram na Escola Municipal Carlos Jaime da Rocha, onde por diversas vezes fez parte da diretoria e dos trabalhos ligados à mesma. Outro ponto marcante na vida de Donival foi a construção da Capela São Pedro, na comunidade de Lindemberg, onde participou, juntamente com mais pessoas da comunidade, desde a escolha do Santo Padroeiro da Capela até a construção definitiva da mesma que até os dias de hoje recebe as celebrações de cultos e missas da comunidade. Outra marca de Donival na comunidade de Lindemberg foi a fundação do Esporte Clube Bonsucesso, no ano de 1955. Foi, então, construído o campo com muito trabalho manual, à base de picaretas e pás e com a ajuda de juntas de bois que trabalharam arduamente por diversos meses até o mesmo ficar pronto e liberado para a prática do esporte. Após esta etapa Donival se tornaria o primeiro presidente eleito do Esporte Clube Bonsucesso. Donival sempre residiu na comunidade de Lindemberg onde faleceu e foi sepultado no dia 07/12/1985. Donival era um exemplo de pessoa, preservava os costumes familiares, a vida em comunidade e a política honesta e justa, embora nunca tenha sido candidato teve uma vida atuante no cenário político de Capinzal. Sempre participou de reuniões, comícios e decisões políticas em nossa cidade, mas principalmente de decisões que envolviam as comunidades do interior. Sempre prezou pela honestidade e o bem maior de todos, por muitos foi conhecido por seus conselhos e diretrizes políticas e sempre deu bons exemplos para todos mas principalmente para sua família, a fim de seguirem e permanecerem na vida ativa da comunidade. Nominar este trecho da referida Estrada Geral certamente será uma grande homenagem ao Sr. Donival e seus familiares, pelo legado de bons serviços prestados e dedicação em favor da comunidade, exemplo este que é seguido e continuado pela família até os dias de hoje, sendo esta denominação uma menção que honra aquelas comunidades.

OLIDIO DALLA MARIA nascido em Capitel Santo Antonio, Interior de Capinzal, no dia 23 de setembro de 1927, filho de Miguel e Angela Dalla Maria. Olídio casou-se com Igilda Bazzi em 1950 constituindo uma família, formada pelo casal e cinco filhos sendo eles Miguel, Milton, Marcos, Mary e Mariza. Sempre foi muito envolvido em trabalhos a favor da comunidade. Seus 5 filhos estudaram na Escola Municipal Carlos Jaime da Rocha, na vizinha comunidade de Lindemberg, onde por diversas vezes fez parte da APP e dos trabalhos ligados à mesma. Foi sócio e colaborador da Capela São Pedro, na comunidade de Lindemberg, onde participou juntamente com sua família até os anos 1980, quando do desmembramento das comunidades de Lindemberg e Capitel Santo Antonio. Em 1980 foi fundador da Escola Municipal Capitel Santo Antonio, juntamente com outras pessoas da comunidade. Em 1990, foi sócio fundador da Capela Nossa Senhora Aparecida, na comunidade de Capitel Santo Antonio, participou, juntamente com mais pessoas da comunidade, desde a escolha do santo padroeiro da capela até a construção definitiva da mesma que até os dias de hoje recebe as celebrações de cultos e missas da comunidade. Colaborou no Esporte Clube Bonsucesso na vizinha comunidade de Lindemberg até a década de 1980. Na década de 1980 foi sócio fundador do Centro Comunitário e do Esporte Clube Atlântico, na comunidade de Capitel Santo Antonio. Olídio sempre residiu nas comunidades de Lindemberg e Capitel Santo Antonio onde faleceu no dia 28 de novembro de 2007. Foi um líder de comunidade, deixando exemplo de pessoa otimista e batalhadora, preservava os costumes familiares, da vida de comunidade. Presava uma política honesta e justa, participando de decisões que envolviam as comunidades do interior, presando pelo bem de todos. Deixou bons exemplos para todos, mas principalmente para sua família, para seguirem e permanecerem na vida ativa da comunidade.

MOÇÃO DE APLAUSO Nº 18/2021 de autoria de Rafael Edgar Tonial; Tiago de Oliveira Luz; Enio José Paggi; Alexsandro Thomaz de Vargas; Jairo Luiz Hoffmann; Dalva Luiza Dalcortivo; Almir João Gotardo; Gilmar Junior da Silveira; Valmor de Vargas para estudante Laura de Oliveira Luz, autora do livro: "Os Sonhos de Laura".

CONSIDERANDO que no último dia 24 de setembro ocorreu, no centro comunitário do Loteamento Parizzotto, o lançamento do Livro "Os "Sonhos de Laura"", de autoria da aluna capinzalense Laura de Oliveira Luz; CONSIDERANDO que referido livro é um verdadeiro instrumento de incentivo e fomentação da escrita e leitura de literatura infantil no município; Considerando a Importância do incentivo à prática da leitura e o desenvolvimento das habilidades linguísticas, interpretativas, de raciocínio, concentração, expressão e criatividade, entre outras. CONSIDERANDO que o livro, foi escrito por uma aluna de apenas 09 anos, da rede pública de ensino do município; CONSIDERANDO que é dever do Poder Público exaltar essas iniciativas e reconhecer quem colabora com o desenvolvimento cultural do nosso município.

BIOGRAFIA: Laura de Oliveira Luz nasceu no dia 02 de fevereiro de 2012 e é filha do casal Erivelton e

Simone de Oliveira Luiz e irmã do Luis Otávio.

Atualmente Laura estuda no 4º ano da Escola Municipal Doutor Vilson Pedro Kleinubing no

Loteamento Parizzotto. Também já estudou nos CMEis Crescendo Juntos, Pinguinho de Gente e na Escola Municipal Viver e Conhecer, em Capinzal.

EXPEDIENTE DOS VEREADORES

- Pedido de Informação n°71/2021 feito por ENIO JOSÉ PAGGI referente cópia do projeto da pavimentação asfáltica, tubulação, bocas de lobo, construção de calçada ou passeio público e sinalização no solo da Rua Nereu Ramos. Cópia do processo de licitação da obra acima citada com os comprovantes de entregas parciais. JUSTIFICATIVA:

Com respeito a qualidade do asfalto e a construção dos passeios públicos e outros serviços pagos com o dinheiro da população.

INDICAÇÕES:

- ALMIR JOÃO GOTARDO: Para que se estude a possibilidade de fazer uma cobertura na mangueira onde são abrigados os animais que participam das feiras de gado. Justificativa: Visa a dificuldade de manejo dos animais em dias chuvosos, e também para melhorar a boa apresentação dos referidos animais.

- ALMIR JOÃO GOTARDO: Para que seja isentado ou reduzido o valor da taxa de coleta de lixo dos

Centros Comunitários e Templos Religiosos do Município de Capinzal. Justificativa: Devido à solicitação das lideranças das Comunidades,

Loteamentos e Bairro, por entender que os mesmos têm pouca produção de lixo, pois os eventos realizados são poucos durante o ano.

- DALVA LUIZA DALCORTIVO: Que seja feito uma faixa de pedestre ou faixa elevada em frente ao posto de saúde central, também providencie pintura de solo em todas as Ruas do centro de Capinzal.

Justificativa: Visa a atender as necessidades de nossa população oferecendo condições adequadas e seguras para a trafegabilidade nas referidas Ruas.

- JAIRO LUIZ HOFFMANN: Viabilidade de elaboração de um projeto para a construção de uma Creche para atender os Loteamentos Recanto dos Pássaros, Novo Horizonte, Poente do Sol e Chapada Verde. Justificativa: Visa atender as necessidades dos moradores dos referidos Loteamentos, também é uma medida visando a valorização e atendimento das necessidades dos nossos munícipes, visto que temos o compromisso com o bem estar de nossa população.

- JAIRO LUIZ HOFFMANN: Para que através do setor responsável seja feito passeio público na Rua Santo Domenico, Loteamento Parizzotto. Justificativa: Visa oferecer condições seguras para a trafegabilidade na referida Rua do Loteamento, sendo uma ação que além da segurança vai dar tranquilidade e satisfação para as famílias que moram nas proximidades e de quem trafega diariamente, também para as crianças e estudantes que se dirigem para seus estudo e trabalho.- JAIRO LUIZ HOFFMANN: Que seja efetuada melhorias nas Ruas que não foram contempladas com asfalto do Loteamento Verdes Campos, que seja efetuado a limpeza e britagem das mesmas.

Justificativa: A presente indicação se justifica visando oferecer satisfação aos nossos munícipes, as Ruas não contempladas com asfalto estão em péssimas condições. Lembrando que é um direito de todo cidadão transitar em vias públicas com segurança, e cabe a administração o dever e obrigação de oferecer- zelar por essa segurança.- JAIRO LUIZ HOFFMANN: Que através do setor responsável seja efetuado uma reforma ou substituição das guaritas no Loteamento Universitário. Justificativa: Visa oferecer condições para as pessoas que aguardam o transporte, tanto para as que utilizam o transporte coletivo- alunos que aguardam seus transportes para a escola. As guaritas são muito pequenas, não atendem as necessidades dos usuários e as condições estão precárias.

- RAFAEL EDGAR TONIAL: Para que seja melhorada a iluminação da pracinha central ao lado da Rodoviária Municipal. Justificativa: Visa proporcionar satisfação para a população a iluminação pública, a qual é essencial para a qualidade de vida, atuando como instrumento de cidadania, permitindo aos habitantes desfrutar, plenamente, do espaço público no período noturno, de forma segura e sadia.

- TIAGO DE OLIVEIRA LUZ: Para que através do setor responsável seja colocado tubulação na estrada que dá acesso a residência do seu João Batista de Andrade, na localidade de Lindemberg. Justificativa: Visa atender a necessidade dos moradores, oferecendo condições para a trafegabilidade, mais segurança e satisfação aos munícipes.

Nas considerações finais e a sessão por inteira, inclusive, a Palavra Livre pode ser visto e ouvido no canal O Tempo jornal de fato Youtube.

O Presidente antes de encerrar a sessão, convocou os Vereadores para Sessão Ordinária, no dia 5 de outubro de 2021, às 18h30min. A Sessão será aberta ao público obedecendo um limite de ocupação simultânea de 50% (cinquenta por cento) da capacidade do auditório, conforme medidas de contingência de proliferação do Coronavírus Covid-19.

Texto jornalístico

Aldo Azevedo / jornalista de formação


style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Aprovado PL denomina trechos da Estrada Geral distrito de Alto Alegre, localidades de Lindemberg e Capitel Santo Antonio/Aprovado PL denomina trechos da Estrada Geral distrito de Alto Alegre, localidades de Lindemberg e Capitel Santo Antonio

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Aprovado PL denomina trechos da Estrada Geral distrito de Alto Alegre, localidades de Lindemberg e Capitel Santo Antonio/Aprovado PL denomina trechos da Estrada Geral distrito de Alto Alegre, localidades de Lindemberg e Capitel Santo Antonio

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Aprovado PL denomina trechos da Estrada Geral distrito de Alto Alegre, localidades de Lindemberg e Capitel Santo Antonio/Aprovado PL denomina trechos da Estrada Geral distrito de Alto Alegre, localidades de Lindemberg e Capitel Santo Antonio

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Aprovado PL denomina trechos da Estrada Geral distrito de Alto Alegre, localidades de Lindemberg e Capitel Santo Antonio/Aprovado PL denomina trechos da Estrada Geral distrito de Alto Alegre, localidades de Lindemberg e Capitel Santo Antonio

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Aprovado PL denomina trechos da Estrada Geral distrito de Alto Alegre, localidades de Lindemberg e Capitel Santo Antonio/Aprovado PL denomina trechos da Estrada Geral distrito de Alto Alegre, localidades de Lindemberg e Capitel Santo Antonio

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Moção de Aplauso a estudante Laura de Oliveira Luz, autora do livro: /Aprovado PL denomina trechos da Estrada Geral distrito de Alto Alegre, localidades de Lindemberg e Capitel Santo Antonio













Anterior

Balsa de Zortéa depois da segunda licitação uma empresa assume o transporte SC a RS

Próximo

Primeira Epístola aos Tessalonicenses

Deixe seu comentário