Capinzal 77 anos: no aniversário, município ganha presente para a Saúde |
Acadêmico de Engenharia Civil doa equipamentos desenvolvidos e utilizados em seu projeto de pesquisa
-
Adriano França / Assessoria de Imprensa / Marketing e Comunicação Unoesc Joaçaba - Acadêmico João Paulo de Freitas e sua orientadora professora Mestra Gislaine Luvizão.
No mês de fevereiro, o acadêmico da 8ª fase do curso de Engenharia Civil da Unoesc Joaçaba, João Paulo de Freitas, entregou ao Laboratório de Materiais, Solos e Asfalto da Unoesc Joaçaba equipamentos desenvolvidos e utilizados em seu projeto de pesquisa. O acadêmico é bolsista do artigo 171 e a entrega foi acompanhada por sua orientadora, a professora Mestra Gislaine Luvizão.
O projeto de pesquisa do acadêmico refere-se à avaliação dos fatores intervenientes aos ciclos hidrológicos na região meio oeste catarinense com ênfase no controle de cheias e obras hidráulicas. Para a realização de alguns dos ensaios deste projeto de pesquisa, houve a necessidade de desenvolver alguns equipamentos/acessórios específicos, sendo eles: um tanque classe A, que é utilizado para aferir dados de evaporação; um conjunto de anéis de metal, denominado anéis concêntricos que é utilizado para ensaios de infiltração; pluviômetros para aferição de volumes precipitados, escoados pelos troncos das árvores e que passam pelas folhas; reservatórios para transporte d'água e outros acessórios desenvolvido pelo acadêmico.
De acordo com a orientadora do projeto de pesquisa, professora Mestra Gislaine Luvizão, o empenho e dedicação do acadêmico no desenvolvimento dos equipamentos, dos experimentos e da análise da pesquisa foram essenciais ao sucesso da pesquisa, a qual será publicada neste ano.
- As informações obtidas e os equipamentos desenvolvidos poderão ser utilizados novamente em pesquisas, estágios e TCCs tanto para o curso de Engenharia Civil como em Agronomia, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia Florestal, pois fornecem dados relevantes para entendimento do comportamento do meio ambiente - destaca a professora.
Adriano França / Assessoria de Imprensa / Marketing e Comunicação Unoesc Joaçaba
Deixe seu comentário