logo RCN

A PÁSCOA VEM AÍ...

Pela professora Evani Marichen Lamb Riffel

      Era uma vez um reino chamado Coelândia. Ali viviam muitos coelhos felizes e laboriosos.


style="width: 50%;" data-filename="retriever">


style="width: 50%;" data-filename="retriever">


  Em Coelândia havia coelhos de todas as cores: brancos como o algodão, negros como a noite, marrons, mestiços, mulatos, amarelos, pardos. Eram todos coelhos da "Páscoa" com letra inicial maiúscula. A Páscoa que significa a Ressureição de Jesus Cristo. Os coelhos trabalhavam o ano todo preparando a Páscoa para as crianças em volta do mundo.

      Não muito distante havia outro reino chamado Ovolândia. Ali viviam galinhas de todas as cores e raças de poedeiras.

      Tinha a raça de galinha do Paraíso Pedrês, bota um ovo, dois ovos, três ovos assim!!! Essa raça chega a pesar 7kgs! Um, dois, três, quer que conte outra vez?!...


style="width: 50%;" data-filename="retriever">


style="width: 50%;" data-filename="retriever">


style="width: 50%;" data-filename="retriever">

      A raça de galinha Legorne popular no mundo todo. Confinada, tem alta produtividade de ovos. Se alguém souber de alguma desempregada, ligue para Ovolândia e informe!

      A raça de galinha Silver-Splangled Amburgs veio da Alemanha e tem foco na produção de ovos. Ainda bem, a Páscoa está chegando e há escassês de ovos no mercado... A galinha bota um ovo, dois ovos, três ovos assim!!! E o coelho ganha a fama!!!

      Para encurtar a história havia ainda naquele reino as raças: galinha Sex Link, raça de galinha Australorp, raça de galinha New Hampshire, raça de galinha Turken. Quantoooo nome complicado, mas enfim são todas galinhas!!!... E... Botam muitoooos ovos, em média até 300 ovos por ano!

      Havia também o reino dos Seres Humanos. Eles tinham governo, cultura, economia, educação, saúde e tudo o mais que um sistema no reino humano exige.

      Havia, é claro, crianças de todas as cores e raças com culturas diferenciadas. Porém, naquele reino a PÁSCOA era uma festa universal. Todas as crianças ganhavam lindos cestos e ninhos com ovos cozidos pintados em alegres aquarelas, casquinhas pintadas multicores e recheadas, ovos de chocolate, hum que delícia!!!.

      Para que haja essa diversidade de ovos, entregues na Páscoa, precisa-se que a fábrica de chocolate, do reino dos seres humanos, esteja a pleno vapor e produção, também ter ovos de chocolate em promoção. Precisa-se dos coelhos entregadores e das galinhas poedeiras.

      Sabeee daquela história que citei antes, que "galinha bota ovos e coelho leva a fama?"

 Pois é, mas coelhos e galinhas na Páscoa se entendem, todos cooperam.

        Acontece que no reino dos humanos, a Páscoa 2021 que se aproxima, está em plena pandemia coronavírus e muitos não se entendem. Coisa de humanos. Coisa de governos, de ministros,de secretárias, de politicagem, de leigos que se metem em assuntos que não lhes cabem. Enfim, nesse reino durante a pandemia que veio em 2019 importada da China para o mundo, conforme os meios de comunicação tem divulgado, os homenzinhos governantes tem frequentes confrontos, surtos, discordâncias com outros governantes e com governados.

      O governo, através da Secretaria de Estado da Saúde, nesse reino, enfrenta a pandemia coronavírus sem agradar "gregos e troianos". Faz lockdown, aflouxa, fecha comércio, abre comércio, pede para ficar em casa, fazem homework, housework, home office, ou pedem para voltar a trabalhar normal. Fecha escolas, abre escolas, é ensino remoto, é presencial e vice-versa. Faz Decreto, muda Decreto, faz de novo, impõe multas para descaso das medidas preventivas para a COVID, restringe atividades. É ação policial dispersando aglomerações, multando, interditando locais, uma vez, outra vez... É o tal do desentendimento, desacato.

 ...Mas as crianças não tem culpa e merecem festejar a PÁSCOA com coelho, cesto de ovos de todos os tipos e sabores... Só que em 2021 acompanhados de um pedido especial do reino dos humanos:


style="width: 50%;" data-filename="retriever">



 -Temos um pedido especial para fazer para o Coelho da Páscoa, para o Cristo ressuscitado: -queremos que nas cestas desta Páscoa tenha ovos de todas as cores e sabores, com um ingrediente aditivo: ovos recheados com pitadas de cuidado, caridade, solidariedade, fraternidade, fé, justiça, paz, entendimento e compreensão!

       -Muiiiitaaaa esperança no CUIDADO de todos e na ciência que traz a VACINA anti- COVID e que ela alcance a tempo, a todos, indistintamente!

      -Que a passagem da PÁSCOA seja de RENASCIMENTO em valores e atitudes e, mensageira de SAÚDE, sem aglomerações!


Candidatos inscritos no Teste Seletivo 001/2021. Anterior

Candidatos inscritos no Teste Seletivo 001/2021.

SC aprova lei e deve ser o primeiro Estado com isenção de imposto para compra de vacina contra a Covid-19 Próximo

SC aprova lei e deve ser o primeiro Estado com isenção de imposto para compra de vacina contra a Covid-19

Deixe seu comentário